A Publicidade e as redes sociais digitais: a postura do consumidor 2.0

Autores

  • Giovanna Abreu

Resumo

Este estudo, que foi organizado em torno de questões sobre a cibercultura, as redes sociais digitais, o consumidor 2.0 e a geração y, visa contribuir com a temática, apesar do contexto dinâmico e constantemente mutável que está inserido. A partir de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, cujos maiores expoentes foram Toffler (1980), Giddens (1991), Lévy (2000), Saad (2003), Lemos (2010), Recuero (2011) e Tapscott (2011), buscou-se situar tais discursos de forma que se pudesse compreender o sujeito contemporâneo, o ambiente no qual ele está inserido e como as suas relações comerciais se estruturam. Diante de uma época de amplas possibilidades comunicativas e de uma notável pluralidade das fontes de informação, percebe- se que o mundo vive um processo de alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. O ciberespaço é o meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores, abrigando e desenvolvendo-se, juntamente, com a cibercultura, tida como a ponte dessa relação complexa e antiga entre o homem e seus artefatos. Como não poderia deixar de ser, o artigo introduz, também, uma discussão sobre a Internet, considerada a principal deflagradora do conjunto de mudanças comportamentais que se descortina no mundo: profundas mutações culturais, políticas, econômicas e sociais que caracterizam a chamada era das infosociedades globais. Nesse sentido, a Internet é uma gigantesca máquina de contato e troca de informações que tem permitido à Geração Y alterar a forma de criar bens e serviços, reescrever o conceito de inovação, metamorfosear o ato de consumir, influenciando, diretamente, o Marketing e a Publicidade.

Palavras-Chave: Cibercultura, redes sociais digitais, publicidade, consumidor 2.0, geração y.

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Biografia do Autor

Giovanna Abreu

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Aluna do curso de especialização em Gestão Estratégica da Comunicação Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas (Gmid / UFPB). Aluna Ouvinte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/ UFPB).

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Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos