Merchandising comercial da Lukscolor na telenovela da Rede Globo Insensato coração: entre o real e o ficcional em contexto com a cultura de massa

Autores

  • Dhione Oliveira Santana
  • Raquel Marques Carriço Ferreira

Resumo

As telenovelas da Rede Globo são o maior fenômeno da indústria cultural brasileira. Elas entretêm, mexem com os sentimentos dos telespectadores, criam modismo e derrubam ideias pré-concebidas. A indústria do consumo já percebeu isso há muito tempo e hoje não se contenta mais em só patrocinar os folhetins, ela se inseri nos enredos, fazendo parte da vida dos personagens e consequentemente dos telespectadores que de alguma forma se identificam com estes. O presente artigo, nesse contexto, faz um estudo sobre a Rede Globo, as novas embalagens da Lukscolor e a veiculação de ações de merchandising na telenovela Insensato Coração apresentando o seu discurso.

Palavras-chave: Telenovelas. Cultura de Massa. Indústria Cultural. Merchandising. Design de Embalagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhione Oliveira Santana

Graduanda de publicidade na Universidade Federal de Sergipe, bolsista do PIIC: Programa de Inclusão à Iniciação Científica da UFS . E-mail: odhione@gmail.com.

Raquel Marques Carriço Ferreira

Orientadora do Trabalho. Doutora em Televisão e Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe, UFS. E-mail: raquelcarrico@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

Artigos