Reflexos no espelho do capitalismo: o caráter narcisista do consumo emoldurado pela persuasão do discurso publicitário

Autores

  • Luana Ellen Inocencio
  • Luciana de Lima Martins

Resumo

A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação e impulsionadora de vendas, que teoricamente entra em cena para informar as características do produto, ressaltando-as de forma a promover a sua compra. No entanto, cada vez de forma mais visível, a persuasão torna tênue a linha que a separa da irracionalidade no momento da compra. Assim, a relevância deste trabalho justifica-se devido a análise das funções do discurso publicitário e suas conseqüências sociológicas e mercadológicas, buscando entender até que ponto ele é responsável por incutir nos indivíduos o consumismo, relacionando-o ao narcisismo, analisando de que forma este influencia na decisão de compra, bem como entender, através da psicanálise, as questões psicológicas que definem o nível de suscetibilidade do consumidor à mensagem recebida.

Palavras-chave: Discurso publicitário. Persuasão. Narcisismo. Consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ellen Inocencio

Graduanda em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e Integrante do Grupo de Pesquisa e Discussão em Publicidade e Cibercultura – Publiciber. E-mail: luanahinocencio@hotmail.com.

Luciana de Lima Martins

Professora do Curso de Publicidade e Propaganda do IESP e Coordenadora do Publiciber.

Downloads

Publicado

2016-08-03

Edição

Seção

Artigos