Considerações sobre a base teórica do curso online “Fundamentos do Google para o ensino”

Autores

  • Sandra Regina Silva PPGC/UFPB
  • Antonio Francisco Magnoni
  • Marcos Americo
  • Fernando Chade de Grande

Resumo

Entender os fundamentos teóricos do master learning (aprendizagem de domínio) e da flipped classroom (sala de aula invertida) é a essência para uma análise teórica e do conteúdo do curso online “Fundamentos Google para o Ensino” disponibilizado pela empresa de internet para estudantes e professores, numa tentativa de popularização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em ambientes escolares virtuais e presenciais. A ideia deste artigo iniciou-se com a experiência empírica de realização do curso on-line do Google, com a constatação dos autores de que o conteúdo cria apenas o efeito de ilusão referencial sem as desejadas empatia e o engajamento necessários no ambiente educacional e resulta na mera apresentação das possibilidades, produtos e serviços do Google para os professores e escolas brasileiras, incluída em uma estratégia global da empresa de disponibilizar cursos abertos online para educadores da Rússia, Índia e Filipinas além do Brasil no final de 2014.

Palavras-chave: Google. Ensino. Master Learning. Flipped Classroom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos