Os jogos eletrônicos na educação infantil: outras possibilidades de ensinar e aprender

Autores

  • Carina Ferreira Lima Magro PPGC/UFPB

Resumo

Com o objetivo de pensar uma educação interativa e colaborativa mediada pelas tecnologias digitais, este artigo é fruto de pesquisa monográfica que investigou a relação de crianças e professoras da educação infantil com os jogos eletrônicos. Para compreender a relação dos sujeitos com os meios digitais, o trabalho foi fundamentado teoricamente nas contribuições de autores da comunicação e educação. A pesquisa de campo deu-se em uma creche municipal da cidade do Rio de Janeiro, no qual foram realizadas conversas com professoras e com crianças da educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as professoras, mesmo com certa dificuldade na utilização dos games, reconhecem a importância dos momentos de ludicidade e de prazer proporcionados pelo envolvimento das crianças com a trama digital. Somando-se a isso, as conversas com as crianças sugeriram que o uso dos games na educação abre novas possibilidades metodológicas de ensinar e aprender.

Palavras-chave: Educação infantil. Lúdico. Jogos eletrônicos.

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Publicado

2015-09-19

Edição

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Artigos