Por trás da tecnologia: uma análise das lógicas do mercado da informação

Autores

  • Bruna Paiani Nasser Spaniol PPGC/UFPB
  • Sebastião Guilherme Albano

Resumo

Este artigo é uma análise teórica e de contexto acerca das lógicas do mercado da informação. O estudotrata sobre transmissão e armazenamento para então discorrer acerca do mercado da informação.Para tanto, serão abordadas as perspectivas técnicas relacionadas à transmissão e armazenamento de dados, baseadas nos estudos de Taurion (2009) e Assange (2013), como também os conceitos relacionados à Sociedade em Rede de Castells (2003) e Novas Mídias de Cardoso (2007). A respeito do mercado da informação serão analisados os temas: Mercantilização das Diferenças de Boltanski e Chiapello (2009) aliado a perspectiva da Economia Digital de Cris Anderson (2009). Como resultado, pôde-se concluir que omercado da informação não é inovador, nem democrático, apenas uma repaginação da economia neoliberal.

Palavras-chave:Mercado da informação. Tecnologia da informação. Economia digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Artigos