Caça-cliques no jornalismo: 5 padrões de títulos para atrair leitores no Facebook

Autores

  • Thiago Barros Gomes
  • Grace Soares Costa

Resumo

Diante da perspectiva de que o Brasil é o país que mais consome notícias online nas mídias sociais, este artigo observa o uso da estratégia denominada caça-cliques na formatação dos títulos de matérias veiculadas naquelas plataformas. Conceitos fundamentais do jornalismo e as tendências comunicacionais e comportamentais do meio digital compuseram a discussão teórica para compreender a busca contínua pela audiência como fator decisivo para o sucesso ou fracasso da narrativa jornalística na web. O cruzamento de dados coletados nas fanpages mantidas pelos três portais de notícias do país mais populares no Facebook com as regras que regem a titulação do texto jornalístico identificou cinco padrões de escrita distintos que sugerem a caça ao clique, prática alheia às teorias que responsabilizam o título a resumir a notícia e descrever com precisão o fato reportado. Cabe refletir até que ponto os caça-cliques deixam de agir como mero estímulo e passam a manipular a informação.

Palavras-chave: Era digital. Cultura digital. Mídias sociais. Jornalismo digital. Títulos de notícias online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Edição

Seção

Artigos