Considerações sobre o design visual de personagens representativos: estudo de caso do projeto Malaika

Autores

  • Samara de Sena
  • Rui Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n12.49196

Palavras-chave:

HQ3D, Interatividade, Representatividade, Afro.

Resumo

O desenvolvimento crescente da tecnologia tem modificado e adaptado mídias diferentes a cada dia e as histórias em quadrinhos (HQ`s) merecem acompanhar esses desenvolvimentos. Este artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de um projeto de HQ tridimensional interativa, acompanhando a pesquisa, conceituação e desenvolvimento visual do projeto, cujo foco se dá no protagonismo de uma adolescente negra. O projeto Malaika traz contribuições interdisciplinares entre os campos que envolvem a criação de arte tecnológica e tradicional, propondo uma HQ interativa que traz a representatividade e o protagonismo de uma personagem negra, que encontra com sua cultura ancestral e fé. O projeto propõe uma HQ no formato clássico, porém com exploração de ambientes em três dimensões (3D), tornando a experiência do usuário mais dinâmica e imersiva.

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Publicado

2019-11-19

Edição

Seção

Artigos