Gamificando a sala de aula: experiências em turmas do infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Ana Gardenia Lima Martins Mendes
  • Nataniel Mendes
  • João Batista Bottentuit Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n10.55677

Palavras-chave:

Gamificação, Ludicidade, Educação Infantil, Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta a estratégia da gamificação trabalhada com crianças da Educação Básica. A metodologia se perfaz em um estudo descritivo de abordagem qualitativa, compreendendo um público composto por 24 alunos da turma do Infantil III, e 28 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Através de um diário de bordo obteve-se informações que destacam as peculiaridades de cada turma, a importância do conhecimento prévio dos alunos e as adequações pertinentes tanto à escola quanto às necessidades de cada turma. Relata ainda as dificuldades de se implementar a gamificação de modo mais concreto, visto a falta de recursos nos ambientes escolares trabalhados. Conclui-se que com estas informações sobre as vantagens de se trabalhar a ludicidade por meio da gamificação é possível obter orientações, percepções e caminhos que possibilitem adotar novas estratégias e metodologias que enriqueçam a sala de aula e auxiliem o processo de ensino e aprendizagem de modo significativo, com ou sem o uso das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS