Representação de gênero no mercado editorial brasileiro: reflexões sobre a mobilização social em rede #LeiaMulheres

Autores

  • Liliane Dutra Brignol
  • Jean Silveira Rossi

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56177

Palavras-chave:

Representação de gênero, Feminismo, Mercado editorial, Leia Mulheres.

Resumo

Considerando a falta de representação da mulher no mercado de livros no Brasil, objetiva-se debater alternativas que promovam uma tentativa de igualdade de gênero no ramo editorial, desde a publicação de mais autoras até o conhecimento público dessa produção literária. Para tanto, procede-se a uma revisão bibliográfica sobre as representações, bem como a uma análise do projeto #LeiaMulheres no país, que promove ações por maior participação feminina no mercado editorial brasileiro. A análise permite compreender que o #LeiaMulheres se configura enquanto um movimento literário, político e de mobilização social em rede que traz à luz da sociedade discussões sobre cultura impressa de cunho feminista, representação e gênero em resposta a um segmento empresarial historicamente patriarcal.

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Publicado

2020-11-13

Edição

Seção

Artigos