Representação de gênero no mercado editorial brasileiro: reflexões sobre a mobilização social em rede #LeiaMulheres
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56177Palavras-chave:
Representação de gênero, Feminismo, Mercado editorial, Leia Mulheres.Resumo
Considerando a falta de representação da mulher no mercado de livros no Brasil, objetiva-se debater alternativas que promovam uma tentativa de igualdade de gênero no ramo editorial, desde a publicação de mais autoras até o conhecimento público dessa produção literária. Para tanto, procede-se a uma revisão bibliográfica sobre as representações, bem como a uma análise do projeto #LeiaMulheres no país, que promove ações por maior participação feminina no mercado editorial brasileiro. A análise permite compreender que o #LeiaMulheres se configura enquanto um movimento literário, político e de mobilização social em rede que traz à luz da sociedade discussões sobre cultura impressa de cunho feminista, representação e gênero em resposta a um segmento empresarial historicamente patriarcal.