Representações do empoderamento feminino na mídia: um estudo de caso das revistas Claudia e Marie Claire
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56178Palavras-chave:
Representações, Empoderamento, Revistas femininas, Consumo, Feminismos.Resumo
A década de 2010 foi um marco para os movimentos feministas no Brasil, na medida em que suas pautas obtiveram grande visibilidade e espaço no debate público. Como consequência, uma série de marcas e veículos de comunicação passaram a se apropriar com maior intensidade de temas relacionados às pautas feministas. Isso fez surgir vários questionamentos a respeito dos modos como os temas eram enquadrados, construindo representações em torno do empoderamento feminino que se distanciavam muito de suas reivindicações centrais. Partindo do método de análise de conteúdo, buscamos, neste artigo, problematizar o conceito de empoderamento feminino promovido pelas revistas Cláudia e Marie Claire e discutir os modos como a razão econômica neoliberal incide sobre as formas de ação de um tipo específico de sujeito de gênero promovidos pelos meios de comunicação.