Tatuagens, animais e transmídia: a construção de narrativas como estratégia publicitária
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56189Palavras-chave:
Publicidade, Narrativa, Transmídia, Mimese.Resumo
A partir dos conceitos sobre narrativas, mimese e publicidade, apoiados por teóricos como Tzvetan Todorov (2003, [1939]), Jerome Bruner (1991), Henry Jenkins (2008) e Carlos Scolari (2015), o artigo faz uma reflexão sobre como marcas têm se utilizado de vários canais para contarem uma história e, assim, construir valores por meio das narrativas. Para exemplificar, o presente estudo se utiliza do comercial Ame de Novo (2017), da marca Petz, que obteve certo sucesso de compartilhamento na internet atingindo a marca de 5 milhões de visualizações nas redes sociais. Essa peça, desenvolvida pela agência Ogilvy Brasil, utiliza-se de linguagens e estratégias estéticas, como as do documentário, para simular o real por meio de sua narrativa. Desta maneira, há a reflexão sobre a construção narrativa que se esforça em representar o real pela utilização de diversas linguagens.