Tecendo redes de aprendizagens com a Educomunicação e a Teoria Ator-Rede
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56190Palavras-chave:
Educomunicação, Teoria Ator-Rede (TAR), Redes de aprendizagens.Resumo
Este artigo apresenta conexões entre a Educomunicação e a Teoria Ator-Rede(TAR) que possibilitam a reflexão a respeito das possibilidades de se criar redes de aprendizagem via mídias ubíquas. A pesquisa teve como objetivo geral verificar se as mídias ubíquas favorecem, ou não, a construção de redes de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa embasou-se na abordagem qualitativa e utilizamos da técnica de grupo focal para coleta de dados com cinco professoras que atuam em Salas Informatizadas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF). A análise dos dados mostrou que a criação de redes de aprendizagem favorece a (re) construção de conhecimentos de forma colaborativa, dialógica e participativa e que os princípios que norteiam a Prática Pedagógica Educomunicativa (PPE) podem viabilizar a tessitura dessas redes.