A potência feminista em textos da marca Capricho

Autores

  • Kauara Oliveira Borim
  • Ana Paula Veloso Silveira Teodoro Rodarte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56197

Palavras-chave:

Capricho, Feminismo, Jornalismo, Ambiente digital.

Resumo

Este artigo busca investigar como a marca Capricho, a partir da produção jornalística de seu site pautada no feminismo, pode contribuir na construção do pensamento crítico de suas leitoras sobre o tema. Para tal, aborda o movimento feminista e suas lutas, bem como o feminismo no contexto brasileiro. Através da Análise de Conteúdo, foram examinadas 50 matérias publicadas e assinaladas com a tag “Feminismo” em março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Como resultado, indica-se que o conteúdo da marca potencialmente pode contribuir para o conhecimento e reflexão acerca do assunto. Por outro lado, ao utilizar de forma indiscriminada a tag analisada, vários textos exibem discussões rasas e que prejudicam a qualidade das informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos