Refletindo sobre ethos midiático e construção da realidade no jornalismo: uma análise a partir de Aristóteles e Bourdieu

Autores

  • Giovanni Sá

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.62967

Palavras-chave:

Ethos. Mídia. Habitus. Aristóteles. Bourdieu.

Resumo

Este artigo busca oferecer novas chaves de intepretação sobre o campo midiático a partir da noção de construção social com base em dois grandes pensadores, Aristóteles e Pierre Bourdieu. Com isso, o trabalho tem o objetivo de exercitar o método heurístico de investigação a partir do campo comunicacional em conexão com a filosofia e a sociologia mediante as noções de ethos e habitus, e conforme os estímulos de Pereira (2014) na busca por novas maneiras de interpretar os modelos teóricos da imprensa tomando a heurística como um domínio inovador na interpretação e na recriação dos arquétipos das teorias jornalísticas.

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Publicado

2022-05-20

Edição

Seção

Artigos