Manifestações do estranho em tempos de crise: um estudo acerca do Novíssimo Cinema Grego
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.62981Palavras-chave:
Novíssimo Cinema Grego. Greek Weird Wave. Filmografia. Análise fílmica.Resumo
O presente estudo busca compreender as manifestações da estranheza dentre aspectos conceituais e estéticos presentes em obras cinematográficas realizadas na Grécia após a grande crise econômica mundial de 2008, ocasionada principalmente pelo rompimento da bolha imobiliária estadunidense, com impacto nas economias europeias. Com emprego de ferramentas da análise fílmica focada na interpretação sócio-histórica, os longas-metragens Dente Canino, Alpes, Attenberg, O Garoto que Come Alpiste e Miss Violence servirão como base para tentar compreender melhor não somente o nascimento do Novíssimo Cinema Grego, como seu contexto sociopolítico e a importância dos gêneros cinematográficos em suas constantes mutações. Por se tratar de um projeto em andamento, vamos privilegiar inicialmente a análise dos dois primeiros filmes do cineasta Yorgos Lanthimos, para depois passarmos a uma breve tessitura de relações com demais filmes de cineastas associados à Greek Weird Wave.