O Metaverso e o futuro dos anúncios publicitários: publicidade contextual e imersiva em uma ambiência multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.63025Palavras-chave:
Metaverso. Publicidade. Inteligência Artificial.Resumo
As discussões em torno da ideia de metaverso tornaram-se assaz populares, recentemente. Embora ainda distantes de uma aplicabilidade plena, protótipos dessa realidade híbrida, física e digital, já estão em curso. A proposta deste artigo, portanto, é refletir sobre o conceito de metaverso, compreendendo sua arquitetura, sua lógica de operação, auferindo o valor de suas camadas e de como essa ambiência digitalmente aprimorada redefinirá a publicidade da forma como a conhecemos. O mundo, a partir de então, tornar-se-á editável em uma escala de um para um. O conteúdo digital poderá ser vivenciado porque, de fato, será interativo e contextualizado. Nesse cenário, um anúncio também será, ele mesmo, o ponto de venda para o bem digital, a mercadoria física ou a experiência. A situação perene de hibridização moldará a ergonomia da vida como em um fenômeno intersticial que implicará no reordenamento do conceito de realidade.