A utilização de jogos digitais como metodologia ativa nas aulas de educação física

Autores

  • Dário Ygor Albuquerque da Silva Valdivino
  • Geilson Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n5.63035

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Educação Física. Metodologias Ativas. Tecnologias na Educação.

Resumo

Atualmente, crianças, adolescentes e a sociedade de maneira ampla têm enfrentado mudanças nos seus hábitos de vida devido a relação com as tecnologias. Por sua vez, a escola possui um papel fundamental neste processo, pois é o local onde as crianças adquirem uma visão construtiva e reflexiva do meio para usufruírem em seus hábitos e interações sociais. Diante dessas questões, analisa-se a utilização dos jogos digitais como metodologia ativa nas aulas de Educação Física (EF). Como procedimentos metodológicos, são utilizados os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da qual são realizadas aulas com a inserção dos jogos digitais, a fim de se observar seus resultados. Participaram do estudo as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º e 3º ano) de uma Escola Municipal da zona rural de Ceará Mirim-RN. Concluiu-se, com a ministração de aulas possibilitadas pela pesquisa-ação, que o uso dos jogos digitais como metodologia de ensino favorece a integração da cultura corporal do movimento com um uso consciente da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS