Consumo, influência digital e “sujeito de sucesso” no Instagram

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva
  • Letícia dos Santos Mourão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n6.63192

Palavras-chave:

Consumo. Influência digital. Sujeito do Sucesso. Instagram.

Resumo

Consumir faz parte do viver em sociedade e das práticas sociais. Produtos e serviços estão dispostos de maneira acessível às vistas, aos dedos e a todos os sentidos. Nas redes sociais on-line há um oceano de possibilidades de compra e adquirir marcas é um marcador social do sucesso convencionado. Por meio de pesquisa bibliográfica, problematizamos a sociedade de consumo no contexto da construção do discurso do sujeito do sucesso que se capilariza no mundo digital, caracterizado pela ubiquidade, dinamismo e fugacidade. Abordarmos a intrínseca relação entre comunicação digital e práticas do consumo, apontando para a tendência da busca de influenciadores digitais como “outorga” para a trilha do sucesso em uma sociedade marcada pela positividade.

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Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos