O uso dos gêneros digitais: práticas de ensino baseadas na Pedagogia dos Multiletramentos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Gustavo dos Santos Chicuta
  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63597

Palavras-chave:

Multiletramentos. Tecnologias Digitais. Ensino de Língua Portuguesa. Investigação-ação.

Resumo

Este artigo trata de uma experiência realizada no âmbito escolar, em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, numa escola pública municipal de São José da Laje/AL. A prática desenvolvida se deu com base na Pedagogia dos Multiletramentos. A partir da situação vivenciada, utilizamos alguns procedimentos metodológicos como: (i) leitura de gêneros digitais; (ii) discussões acerca desses textos; (iii) atividades de interpretação e de análise de recursos multimodais; entre outros, numa abordagem qualitativa de investigação. Para tanto, motivamos os alunos na produção de um                            mini telejornal e, por fim, na elaboração de memes, os quais foram compartilhados   na virtualidade. Como resultados, reconhecemos que as aulas de Língua Portuguesa  se tornaram mais atrativas, em comum acordo com o que preconizam as diretrizes presentes na Base Nacional  Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Chicuta, G. dos S., & Cavalcanti, R. J. de S. (2022). O uso dos gêneros digitais: práticas de ensino baseadas na Pedagogia dos Multiletramentos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temática, 18(7), 166–181. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n7.63597

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.