O corpo-sujeito enquanto escopo do olhar desejante e crítico na sociedade pós-moderna: performances exploradas a partir da série “Boca a Boca”

Autores

  • Maria Fernanda Monteiro Cavalcante
  • Rodrigo Oliva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n7.67187

Palavras-chave:

Corpo. Representação. Virtualidade. Subjetividade. Pós-modernidade.

Resumo

Este artigo discute o conceito de corpo-sujeito sob o olhar para a performance e representação do corpo, a partir de uma leitura e análise da série brasileira "Boca a boca". Evidencia-se estudos que abordam as caracterizações psicológicas de personagens, bem como apresenta aspectos das relações virtualizadas que sistematizam formas de sociabilidade e configurações subjetivas nos cenários da pós-modernidade. Traduz conceitos como mobilidade e liquidez, presentes nos estudos de Byung-Chul Han e Zygmunt Bauman. O olhar desejante é sintetizado a partir dos estudos de Laura Mulvey, tendo como foco a análise comportamental do personagem Chico e seus desdobramentos nas configurações que colocam o corpo como elemento essencial do processo de subjetivação e de representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Cavalcante, M. F. M., & Oliva, R. (2023). O corpo-sujeito enquanto escopo do olhar desejante e crítico na sociedade pós-moderna: performances exploradas a partir da série “Boca a Boca”. Temática, 19(7), 128–142. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n7.67187

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 192 193 194 195 196 197 198 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.