Estratégias de Marketing Ambiental utilizadas pelo clube do Remo, Belém-Pa, em campanha por um futebol com responsabilidade socioambiental

Autores

  • Luann Victor Chermont de Oliveira
  • André Felipe da Costa Cunha
  • Douglas Junio Fernandes Assumpção
  • Izabela da Silva Jatene

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n5.73982

Palavras-chave:

Amazônias. Marketing ambiental. Clube do Remo. Ativismo no futebol.

Resumo

Este artigo discute sobre a relação entre as constantes transformações que o mundo digital, estratégias de marketing, questões socioambientais e o futebol na Amazônia, especificamente o Clube do Remo, um time de futebol com uma das maiores torcidas do Norte do Brasil, proveniente do estado do Pará. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias multicanais de marketing utilizadas pelo Clube do Remo para promover a campanha ambiental “Sinta a Amazônia” e a relação com a responsabilidade socioambiental, além da análise da diversidade social das concepções das “Amazônias”, apontando para o futebol como importante ferramenta de lutas e ativismos sociais, principalmente por ter grande quantidade de torcedores e ter apelo da mídia e do comércio, podendo realizar estratégias de marketing com outras organizações e para consumo.

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Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos