A roupa política: moda como estratégia midiática da primeira-dama Janja

Autores

  • Agda Patrícia Pontes de Aquino
  • Louise Isabela Soares Viana Florêncio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2025v21n5.74001

Palavras-chave:

Política. Moda. Mídia. Mulher. Representação feminina.

Resumo

Com foco na atual primeira-dama do país, Janja da Silva, este artigo busca compreender o vestuário como uma ferramenta de construção de imagem e poder político, partindo de uma análise das narrativas midiáticas. Discorremos sobre as representações femininas na esfera política brasileira através do prisma da vestimenta, destacando a forma como essas mulheres são retratadas na mídia. Ao salientar a importância do vestuário como um aspecto central na construção da imagem pública da primeira-dama, buscamos compreender como a mídia tradicional aborda o código vestimentar de Janja. Utilizando uma abordagem interdisciplinar que trata de questões de gênero, política e comunicação, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de poder na esfera política brasileira. Como metodologia recorremos à pesquisa bibliográfica e qualitativa. Identificamos que o sexismo está enraizado no discurso midiático sobre a moda usada pelas mulheres nesse contexto.

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Publicado

2025-05-21

Edição

Seção

Artigos