A PANDEMIA DA COVID-19 E O AGRAVAMENTO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO DOS MOTORISTAS EM EMPRESAS-PLATAFORMA DE TRANSPORTE INDIVIDUAL EM UMA CIDADE BRASILEIRA DE MÉDIO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.55759Abstract
The covid-19 pandemic has generated many social and economic problems, which, in jobs already marked by precariousness, have been more serious, as in the case of drivers working on transport platforms. The survey, carried out in Juiz de Fora, a medium-sized Brazilian city, identified the impacts for these workers, using applied questionnaires, interviews with leaders and follow-up in WhatsApp groups. Structural problems, such as long hours, no social protection, lack of transparency and dialog with the platforms and low profitability, made worse by punctual difficulties, are explained here. Future developments are also highlighted, since this situation tends to reinforce job insecurity, which also occurs on other digital work platforms for different sectors and cities. This underlines how urgent it is for these workers to be covered by employment law.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista da ABET
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.