O Perfil do Ensino de Economia do Trabalho no Brasil no Início do Século XXI
Resumen
Este texto retoma uma linha de pesquisa iniciada pelo autor em meados da década de 1980, com o objetivo de saber o que se ensinava nos cursos de Economia do Trabalho nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, tanto em nível de graduação, quanto na pós-graduação. Naquela ocasião, esta disciplina era relativamente recente no cenário dos cursos de Ciências Econômicas. Nos dias atuais, as escolas de Economia se expandiram, o mundo do trabalho tem passado por grandes transformações, o ensino das Ciências Econômicas sofreu avanços, especialmente na área dos métodos quantitativos, o mercado de trabalho brasileiro passou por grandes transformações, todos representando fatos que acabam por justificar um novo estudo visto trazerem elementos de mudanças no conteúdo dos programas. Retorna-se aqui, pois, àquela linha de investigação, estruturando-se o presente texto da seguinte forma. A seção 2 descreve as razões que motivaram o autor a retomar o estudo sobre o perfil dos cursos de Economia do Trabalho, em adição ao que já se disse nesta introdução. A seção 3 contém um sumário do artigo publicado em 1990, tendo em vista servir de comparação com relação ao desenvolvimento da disciplina após aquele período. A seção 4 explica os procedimentos da coleta das informações e obtenção dos programas de curso das IES consultadas. A seção 5 analisa o conteúdo dos programas sob várias óticas, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação. A seção 6 estabelece, dentro de certos parâmetros, uma comparação do ensino da disciplina entre o Brasil e o Resto do Mundo. A seção 7 tece algumas considerações finais e a seção 8 contém as Referências Bibliográficas.Descargas
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