TRABAJO Y DESARROLLO EN BRASIL
Un estudio sobre el impacto de la reubicación de la industria automotriz en regiones no industriales.
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.52426Resumen
Se investigan los impactos de la instalación de plantas automotrices en dos lugares: Goiana (PE) e Iracemápolis (SP). Ambas unidades de fabricación fueron inauguradas en el contexto del Programa de Incentivos para la Innovación Tecnológica y la Densificación de la Cadena de Producción de Vehículos Automotrices - Inovar-Auto, en territorios con poca o ninguna tradición industrial. Es una investigación comparativa, respaldada por fuentes de datos cuantitativos como la Lista Anual de Información Social (RAIS) y el Registro General de Empleo y Desempleo (CAGED) del Ministerio de Trabajo existente en ese momento, los datos se tratan de forma descriptiva y comparativo Entre las categorías de análisis, se enumeraron las siguientes: i. indicadores económicos y sociales; ii) características del mercado laboral; y iii. estructura ocupacional. Los resultados nos permiten concluir que el impacto en el mercado laboral se sintió con mayor intensidad en la unidad instalada en el territorio de Pernambuco, destacando como factores importantes el tamaño de la empresa y el modelo productivo adoptado.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da ABET
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.