Edição Atual

v. 25 n. 1 (44): Socorro Aragão e a pesquisa dialetológica no Brasil

Incansável pesquisadora de Linguística e Literatura regional, a Profa Dra Maria do Socorro Silva de Aragão construiu uma obra, conhecida no Brasil e no exterior, que envolve as subáreas de semiologia, geo, sócio e etnolinguística e etnoliteratura. Produtividade em pesquisa do CNPq, avaliadora, durante anos, da Capes, desenvolveu inúmeros projetos de pesquisa, individualmente ou em equipe, de que é exemplo o Atlas Linguístico do Brasil – Alib, publicado em 2014 (dois volumes e dois estão, ainda, para serem lançados) pela Universidade Federal do Paraná, para o qual, coordenou as análises e levantamento de campo nas comunidades do Norte e Nordeste. A autora também realizou aprofundados estudos sobre a literatura regional nordestina, não só sobre a língua, como sobre a fotobiografia, a epistolografia e outros aspectos culturais presentes no texto literário que podem servir de suporte ao estudioso da área. José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna estão entre os autores estudados; Sabe-se que o texto literário possui, antes de qualquer coisa, uma materialidade linguística: é a própria língua ressaltada em sua beleza e criatividade.
Este número pública catorze artigos escritos pela autora ou seus orientandos, três traduções, das quais uma para Libras, e uma entrevista, com colaboradoras da homenageada e ex-orientandos, que detalham seu percurso profissional na pesquisa, no ensino, na extensão e na administração, entre os quais, vale destacar o frutuoso período de 1984 a 1987 quando esteve na presidência da Fundação Casa de José Américo.

Publicado: 2020-06-30

EDITORIAL

TRADUÇÕES

Ver Todas as Edições
 

LATINDEX       
 
https://scholar.google.com/intl/en-US/scholar/about.html
(Qualis B3 - LETRAS / LINGUÍSTICA; Qualis B2 - EDUCAÇÃO; B2 - INTERDISCIPLINAR; B3 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I). Indexada no LATINDEX: http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=25588. Indexada no DIADORIM IBICT: http://diadorim.ibict.br/handle/1/1237. REDE CARINIANA: http://cariniana.ibict.br/images/Periodicos_2016/Periodicos_preservados_processamento_janeiro.xls. SISTEMA LIVRE:  http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre.  

 
COMUNICAÇÃO
 

A Acta Semiotica et Lingvistica (ASEL), periódico cientifico internacional, publicada pelo Portal de Periódicos da UFPB, comunica que está recebendo produções científicas para os três números anuais do seu Vol 25 (2020) , em diferentes tendências teóricas no trato das questões semióticas e linguísticas, em qualquer uma das seguintes seções: artigos (teóricos ou analíticos), traduções (de artigos estrangeiros para o Português e vice-versa ) e entrevistas (com pesquisadores que se destacam na área de especialização da revista). Lembramos que a ASEL atende, também, a estudiosos de Literatura Popular,  libras e braile que tnham na Semiótica e na Linguística sua proposta teoríca..

O cronograma atenderá aos seguintes prazos: até 31 de maio, para o primeiro volume (que será em homenagem à Profa  Dra Maria do Socorro Aragão); até o dia 30 de junho, para o segundo volume; até 30 de setembro para o terceiro.

Ver as condições de submissão, cadastramento e normas acessando o link abaixo:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/about/submissions

Informamos, ainda, que o nosso periódico possui DOI.
 
Profª. Drª Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista – Editor-chefe
UFPB/CNPq
 
VISITE NOSSO SITE E CONFIRA