• ACTA SEMIOTICA ET LINGVISTICA VOL 25 ANO 44 Nº2
    v. 25 n. 2 (2020)

    Este é o segundo número do vigésimo quinto volume da Acta Semiótica et Lingvistica–ASEL, aliás o primeiro número de fluxo contínuo deste ano, que reuniu artigos diversos, entre os quais, dois de natureza propriamente linguística, que destacam o fazer lexicográfico; dois em semiótica aplicada ao texto midiático e de propaganda e os demais que discutem as teorias (semiótica ou linguística) aplicadas à leitura do texto literário de: Sergio de Castro Pinto, Cecília Meireles; Carlos Drumond de Andrade, Gonçalves de Magalhães e Louis Braille.

    Este número reafirma a direção para a interculturalidade que a revista toma na acolhida às diferenças. É bom lembrar que “uma cultura só pode ser descrita diferencialmente, como os objetos culturais que a compõem, em especial as línguas e os textos”, conforme afirma Rastier (2015: p.17) “para evitar o etnocentrismo e mesmo o nacionalismo e o racismo” (Id, 2002:p.).

  • Socorro Aragão e a pesquisa dialetológica no Brasil
    v. 25 n. 1 (2020)

    Incansável pesquisadora de Linguística e Literatura regional, a Profa Dra Maria do Socorro Silva de Aragão construiu uma obra, conhecida no Brasil e no exterior, que envolve as subáreas de semiologia, geo, sócio e etnolinguística e etnoliteratura. Produtividade em pesquisa do CNPq, avaliadora, durante anos, da Capes, desenvolveu inúmeros projetos de pesquisa, individualmente ou em equipe, de que é exemplo o Atlas Linguístico do Brasil – Alib, publicado em 2014 (dois volumes e dois estão, ainda, para serem lançados) pela Universidade Federal do Paraná, para o qual, coordenou as análises e levantamento de campo nas comunidades do Norte e Nordeste. A autora também realizou aprofundados estudos sobre a literatura regional nordestina, não só sobre a língua, como sobre a fotobiografia, a epistolografia e outros aspectos culturais presentes no texto literário que podem servir de suporte ao estudioso da área. José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna estão entre os autores estudados; Sabe-se que o texto literário possui, antes de qualquer coisa, uma materialidade linguística: é a própria língua ressaltada em sua beleza e criatividade.
    Este número pública catorze artigos escritos pela autora ou seus orientandos, três traduções, das quais uma para Libras, e uma entrevista, com colaboradoras da homenageada e ex-orientandos, que detalham seu percurso profissional na pesquisa, no ensino, na extensão e na administração, entre os quais, vale destacar o frutuoso período de 1984 a 1987 quando esteve na presidência da Fundação Casa de José Américo.

  • Acta Semiótica et Lingvística: Edição Especial
    v. 24 n. 3 (2019)

    O periódico Acta Semiotica et Lingvistica apresenta ao leitor, seu vigésimo quarto volume, referentes Ano 43, com três números: Nº 1, Nº2 e uma Edição Especial. Na sua política editorial, dá continuidade ao caráter intercultural que acolhe o diferente, aprendendo com ele e, assim, caminhando de acordo com os anseios do mundo moderno, sobretudo no Brasil, país continental, onde a espetacular mistura de raças e culturas pode levar a um ideal democrático de compreensão mútua. O mundo necessita de excluir a barbárie e de aceitar as diferenças. Esta Edição Especial homenageia a Profa. Dra. Maria Aparecida Barbosa, cofundadora da revista e ex-editora, que faleceu no dia 24 de fevereiro de 2019, quando completava 79 anos de idade.

  • Acta Semiotica et Lingvistica
    v. 24 n. 1 (2019)

    Este primeiro número contém artigos produzidos por pesquisadores, nacionais e estrangeiros, que analisaram textos, literários ou não, dentro do perfil de tendências semióticas contemporâneas como a greimasiana a peirceana e a semiótica das culturas. Nesta última direção, caminha o texto Devenir un Bouddha: analyse sémiotique des visualisations dans le bouddhisme tibetain, escrito por Louis Hérbert do Departamento de Letras e Humanidades da Universidade do Quebec em Rimouski (UQAR). Tomando como base a teoria das zonas antrópicas de Rastier (2010), à qual anexa “quelques precisions et complements”, aquele autor faz um estudo do Sādhana, um tipo de prática do Vajrayāna, ou seja, do budismo tântrico hindu-tibetano. A tradução incide sobre este texto do autor canadense, bem como a entrevista destaca seu percurso acadêmico e profissional.

  • v. 23 n. 3 (2018)

    Este terceiro volume constitui um número especial da Acta Semiotica et Lingvistica. Traz artigos variados de semiótica e linguística, enviados diretamente para o Editor Gerente, quando os números 1 e 2 já estavam organizados. Inseridos dentro da proposta da revista, apresenta artigos relevantes como: o estudo sobre as designações da mandioca e o sobre o cordel filosófico de Medeiros Braga. A tradução apresenta uma transcodificação do conto popular José Esperto para a Língua Brasileira de Sinais–LIBRAS e a entrevista com a professora Dra. Evangelina de Faria Brito (UFPB) que fala sobre o SOMA, projeto que se constitui em uma ação estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais das redes públicas e, portanto, articulada ao PACTO SOCIAL PELO DESENVOLVIMENTO DA PARAÍBA. Esperamos que esses números sirvam para ampliar o conhecimento dos leitores sobre essa ciência, bem como inspirem novos trabalhos.

    This third volume constitutes a special issue of Acta Semiotica et Lingvistica. It brings varied articles of semiotics and linguistics, sent directly to the Managing Editor, when numbers 1 and 2 were already organized. Inserted within the proposal of the magazine, it presents relevant articles as: the study on the designations of cassava and the one about the philosophical cord of Medeiros Braga. The translation presents a transcoding of the popular short story José Esperto for the Brazilian Language of Signals-LIBRAS and the interview with Professor Evangelina de Faria Brito (UFPB) who talks about SOMA, a project that constitutes a strategic action for improvement of the educational indicators of public networks and, therefore, articulated to the SOCIAL PACT FOR THE DEVELOPMENT OF PARAÍBA. We hope these numbers will broaden readers' knowledge of this science, as well as inspire new work.

  • v. 23 n. 2 (2018)

    Volume 23 - Ano 42 - Nº2

    Julho a Dezembro de 2018

1-25 de 39