Sobre a Revista

Acta Semiotica et Linguistica (ASEL) é um periódico cientifico internacional, com publicação quadrimestral, que tem por objetivo favorecer o intercâmbio entre docentes e pesquisadores de ciências humanas, interessados nos problemas da Semiótica e da Linguística, considerando tendências teóricas diversas. Fundada na USP de São Paulo, em 1977, hoje, está sendo publicada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba-Br e atende, também, a estudiosos de Literatura Popular, libras e braile que utilizem a Semiótica e a Linguística como proposta teórica. As produções são distribuídas em três seções: artigos, traduções/versões e entrevistas (com pesquisadores que atuam na linha de proposta da revista).

e-ISSN: 2446-7006

Contatos: mariadefatimambatista@gmail.com

                   actasemioticaetlingvistica@gmail.com

 

Edição Atual

v. 27 n. 2 (46): Perspectives présentes et futures de la Sémantique interprétative
					Visualizar v. 27 n. 2 (46): Perspectives présentes et futures de la Sémantique interprétative

A edição especial da Acta Semiotica et linguistica, vol 27, nº2, ano 46, intitulada Perspectivas presentes e futuras da semântica interpretativa, homenageia os 35 anos de criação da semântica interpretativa, pensada por François Rastier, a qual, tomando como base a linguística estrutural de Saussure, propõe uma teoria semântica unificada que vai da palavra, à frase, ao texto e ao corpus. Uma vez que o global determina o local, segundo o autor (3ª ed.2009) “o corpus de descrição tem uma incidência sobre o sentido do texto que, por seu turno, determina o sentido de suas unidades”. Com relação ao conceito de texto, “a semântica interpretativa propõe uma nova articulação entre a linguística dos textos, a filologia dos documentos e a hermenêutica das obras”. Hoje, ela encontra aplicação em diversos setores, desde a descrição das línguas ameríndias à linguística computacional. O autor considera o sentido feito de diferenças e, por isso, adota uma metodologia interpretativa, histórica e comparativa como aquela da antropologia e da maioria das ciências sociais. “Reconhecendo a Complexidade das línguas, definidas como formações culturais, a semântica interpretativa torna-se, assim, parte apaixonante de uma semiótica das culturas”(id. ib)

Nesse número, foram nove artigos publicados, sete traduções e uma entrevista. Os artigos trataram de vários aspectos da obra de Rastier. Naturalmente, não de todos, uma vez que é quase impossível, em apenas um número,destacar os inúmeros estudos realizados pelo autor que vão dos diversos tipos de semântica à semiótica das culturas, incluindo, também, um método de abordagem interpretativa da obra literária (criação, tradução. transmissão da escrita) com especial atenção à escrita de testemunhas e sobreviventes do extermínio.

Publicado: 2022-07-14

EDITORIAL

TRADUÇÕES

Ver Todas as Edições
 

LATINDEX       
 
https://scholar.google.com/intl/en-US/scholar/about.html
(Qualis B3 - LETRAS / LINGUÍSTICA; Qualis B2 - EDUCAÇÃO; B2 - INTERDISCIPLINAR; B3 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I). Indexada no LATINDEX: http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=25588. Indexada no DIADORIM IBICT: http://diadorim.ibict.br/handle/1/1237. REDE CARINIANA: http://cariniana.ibict.br/images/Periodicos_2016/Periodicos_preservados_processamento_janeiro.xls. SISTEMA LIVRE:  http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre.  

 
COMUNICAÇÃO
 

A Acta Semiotica et Lingvistica (ASEL), periódico cientifico internacional, publicada pelo Portal de Periódicos da UFPB, comunica que está recebendo produções científicas para os três números anuais do seu Vol 25 (2020) , em diferentes tendências teóricas no trato das questões semióticas e linguísticas, em qualquer uma das seguintes seções: artigos (teóricos ou analíticos), traduções (de artigos estrangeiros para o Português e vice-versa ) e entrevistas (com pesquisadores que se destacam na área de especialização da revista). Lembramos que a ASEL atende, também, a estudiosos de Literatura Popular,  libras e braile que tnham na Semiótica e na Linguística sua proposta teoríca..

O cronograma atenderá aos seguintes prazos: até 31 de maio, para o primeiro volume (que será em homenagem à Profa  Dra Maria do Socorro Aragão); até o dia 30 de junho, para o segundo volume; até 30 de setembro para o terceiro.

Ver as condições de submissão, cadastramento e normas acessando o link abaixo:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/about/submissions

Informamos, ainda, que o nosso periódico possui DOI.
 
Profª. Drª Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista – Editor-chefe
UFPB/CNPq
 
VISITE NOSSO SITE E CONFIRA