O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Acolhe, preferencialmente, artigos de doutores, ou ainda de pós-graduandos que tenham concluído pesquisa sob a orientação de um doutor.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A ACTA SEMIÓTICA ET LINGUÍSTICA

 

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DO RESUMO

1)      Prepare o resumo em um editor de texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O resumo deve vir em português e em uma língua estrangeira, preferencialmente inglês, francês ou espanhol.

2)      Coloque o título do resumo em negrito e em CAIXA ALTA. Logo abaixo, coloque seu nome completo, a Instituição a que pertence. Abaixo do seu nome coloque seu email.

3)      O resumo deve ter no máximo 2.800 caracteres (contados os espaços)

4)      Não deve haver no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos. Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

5)      Ao final do resumo devem ser colocadas Palavras-chave (no mínimo três).

6)      ATENÇÃO: antes de enviar o resumo, sugerimos que os autores façam uma revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de formatação, de conteúdos e dados da pesquisa. Não serão aceitas correções do resumo após seu envio. Os textos serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no mesmo.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO COMPLETO

ATENÇÃO à Os textos devem ser inéditos. À equipe editorial da Acta Semiótica et Lingvistica reserva-se o direito de submeter o texto a software detector de plágio.

O texto deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas. Deve ser digitado em Word for Windows, formato A4, 3 cm nas quatro margens, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhamento de 1,5, com recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo e alinhamento justificado.

Os títulos do texto devem vir em duas línguas: na língua original em que foi escrito e na língua estrangeira escolhida. Serão digitados em CAIXA ALTA, e só o primeiro em negrito.

O nome do autor deve ficar à DIREITA, em caixa baixa e o último sobrenome em caixa alta, sem negrito, fonte tamanho 10. Logo abaixo, a Instituição ou Programa a que o autor está vinculado. Exemplificando: 

FLORA MATO-GROSSENSE: MOTIVAÇÃO DOS NOMES CIENTÍFICOS

FLORA OF MATO GROSSO: THE MOTIVATION BEHIND SCIENTIFIC NAMES

Marieta Prata de Lima DIAS

Universidade Federal de Mato Grosso

UFMT/Campus de Sinop

 

As citações no interior do texto devem ser digitadas entre aspas, em Fonte Times New Roman, tamanho 12, sem itálico, grifo ou sublinhado. No final da citação devem constar, entre parênteses, o sobrenome do autor, o ano e as páginas da publicação. Exemplo: (BATISTA, 2001, p.152).

Citações com mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo especial, com recuo de 4 cm à esquerda, em espaço simples, antes 6 pt, depois 6 pt, com fonte Times New Roman tamanho 10, sem recuo na primeira linha. Exemplificando:

Modo temporário de se vestir, regulado pelo gosto e pela maneira de viver de determinado grupo humano, em determinado momento histórico. Moda é a forma que o vestuário adota em determinados momentos influenciada pelos movimentos artísticos, econômicos, filosóficos, sociais, políticos e religiosos que o mundo experimenta. (CATELANI, 2003, p.339)

Todas as citações precisam ser listadas ao final do texto, na seção Referências Bibliográficas (em fonte Times New Roman, tamanho 12), por ordem de sobrenome de autor. Autor repetido deve ser substituído por 6 travessões contínuos. Exemplo:

 

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. O santo junino na poesia oral nordestina In: Estudos em Literatura Popular II ed. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2011, v.1, p. 55-63.

______ A Tradição Ibérica no Romanceiro Paraibano. João Pessoa: Editora Universitária - EDU, 2000, v.1. p.67.

Particular atenção deve ser dada à citação de webgrafia. Esta deve vir em um item denominado outras fontes. Deve ser inserida a data da consulta.

Evitar uma quantidade excessiva de notas de rodapé (em uma mesma página).

ILUSTRAÇÕES E DESENHOS. Devem ser indicadas no texto, porém encaminhadas como anexos numerados, em fonte Arial tamanho 10, negrito que as indicará no interior do texto. Exemplo:

                                                     

                                                         IMAGEM 1

Se forem utilizadas TABELAS, estas devem vir NUMERADAS e seguir o padrão abaixo:

 

Modalidade

Virtualizantes

Atualizantes

Realizantes

Exotáxicas

dever

poder

fazer

Endotáxicas

querer

saber

ser

Tabela 1

 

Todos os desenhos e ilustrações devem vir com boa resolução gráfica.

 

Datas para submissão:

até 31 de maio de cada ano (PARA O PRIMEIRO NÚMERO)

Até 31 de outubro de cada ano (PARA O SEGUNDO NÚMERO)

 

 

TRADUÇÕES

A ASEL aceitará artigos de pesquisadores estrangeiros traduzidos para o português por professores de Universidades brasileiras, desde que o autor autorize a publicação. Os artigos traduzidos deverão ser submetidos normalmente e observando as mesmas regras de formatação preconizadas para a submissão de ARTIGOS.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.