ANÁLISE SEMIÓTICA PEIRCEANA DA PERFORMANCE DA MENINA-ARTISTA EM CENA DO FILME “LA GRANDE BELLEZZA”, DE PAOLO SORRENTINO

Autores

  • Gladys M.B.C PRADO Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marta BERTELLI Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nádia H. Lemos SIMÃO Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Richard PERASSI Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar sob a ótica da teoria semiótica do norte-americano Charles Sanders Peirce, uma cena específica do filme La Grande Bellezza do diretor italiano Paolo Sorrentino. A cena de uma menina-artista ao conceber uma pintura sobre tela é analisada especificamente em relação aos pressupostos da segunda tricotomia: índice, ícone e símbolo. O estudo originou-se a partir do questionamento de como seria uma leitura dos signos sob a ótica da segunda tricotomia da teoria Peirceana do filme em questão. Este estudo é relevante em função da oportunidade de exercitar e construir novos exemplos da aplicação dos conceitos desenvolvidos. A pesquisa é de natureza teórica com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos é descritiva, realizada através de levantamento bibliográfico e documental. No desenvolvimento do trabalho foi apresentada uma descrição da cena escolhida para análise, alguns dos principais conceitos de Pierce, com maior foco na segunda tricotomia: ícones, índices e símbolos, encerrando com a correlação entre as cenas e os conceitos apresentados. Como resultado, tem-se o exercício de apesar de conter apelo moral, a cena é vista sob os seus aspectos artísticos, que revelam na menina uma artista de talento, razão pela qual todo o entorno do clima de espetáculo se justifica.

Palavras-chave: arte, pintura abstrata, semiótica, ícone, índice, símbolo.

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Publicado

2016-02-24

Edição

Seção

ARTIGOS