PRÁTICAS SEMIÓTICAS E FORMAS DE VIDA NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO “INVERSÃO DE PAPÉIS” - SEMIOTIC PRACTICES AND FORMS OF LIFE IN THE ADVERTISEMENT “INVERSÃO DE PAPÉIS”

Autores

  • Raíssa Médici de OLIVEIRA Universidade Estadual Paulista – UNESP/Câmpus de Araraquara Bolsista FAPESP/CAPES (processo n. 2015/06213-1)
  • Edna Maria Fernandes dos Santos NASCIMENTO Universidade Estadual Paulista – UNESP/Câmpus de Araraquara Bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Resumo

RESUMO — O presente estudo tem por objeto de análise o texto publicitário “Inversão de Papéis”, primeiro vídeo da campanha de lançamento da linha Fiat Idea 2011. Ancorado no aparato teórico-metodológico da semiótica francesa, o estudo investiga como são construídas no texto-enunciado as práticas semióticas cotidianas que configuram a “inversão” de papéis temáticos entre o ator “homem” e o ator “mulher”. Paralelamente, o estudo explora como se dá a “regulação” dessas práticas semióticas tanto no nível do enunciado quanto no da enunciação. Explora, por fim, a forma de vida que se manifesta no “ajuste estratégico” seja das práticas semióticas encenadas seja das práticas semióticas recuperadas na situação semiótica que o texto integra.

Palavras-chave: práticas semióticas; formas de vida; homem do lar; publicidade; Fiat Idea 2011.

ABSTRACT — This study aims at analysing the advertisement “Inversão de Papéis”, the first video of the Fiat Idea 2011 launch campaign. Based on the theoretical-methodological apparatus of French semiotics, the study investigates how are built in the text-enunciated the daily semiotic practices which configure the thematic role reversal between the actor “man” and the actor “women”. At the same time, the study explores how it occurs the “regulation” of these semiotic practices in the enunciate level as well as in the enunciation. Lastly, it explores the form of life that is manifested in the “strategic adjustment” of the staged semiotic practices as well as of the semiotic practices inferred in the semiotic situation which the text integrates.

Key-words: semiotic practices; forms of life; househusband; advertisement; Fiat Idea 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-01

Edição

Seção

ARTIGOS