ATIVIDADE LABORAL EM DISCURSO: TENSÕES E GESTÃO DOS USOS DE SI EM JORNAIS DA EMPRESA HERA LABOR ACTIVITY IN SPEECH: TENSIONS AND USES OF ONESELF AT THE COMPANY HERA’S MAGAZINE

Autores

  • Gislene Feiten Haubrich PPG em Processos e Manifestações Culturais / Universidade Feevale
  • Hernani César de FREITAS Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n1.36063

Resumo

Resumo: O estudo visa compreender como as tensões da gestão dos usos de si, na atividade laboral, são evidenciadas no ato de linguagem da empresa Hera. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa ancorada na análise teórico-ergo-discursiva. O corpus é composto por editoriais do jornal da empresa, publicados no período de janeiro/2012 a junho/2014. A análise é sustentada pela proposta semiolinguística de Charaudeau (2010) e o marco teórico decorre das noções de atividade laboral (SCHWARTZ; DURRIVE, 2007) e relações de poder (FOUCAULT, 2007; GALBRAITH, 1989). Como resultado principal pode-se apontar que o discurso da Hera seja normalizador, na intenção de restringir espaços do dizer e produzir efeitos de “verdade”, além de outorgar aos trabalhadores a vigilância uns dos outros, aspectos que tendem a estimular a competitividade.

Palavras-chave: Trabalho. Discursos. Poder. Jornal de empresa. 

Abstract: The study aims to understand how the tensions of management of the uses of oneself, in labor activity, are highlighted in the discourse of Hera’s company. This is a case study with a qualitative approach and is anchored at theoretical-ergo-discursive analysis. The corpus consists of editorials of the company's magazine, published between January/2012 to June/2014. The analysis is supported by semiolinguistics proposed by Charaudeau (2010) and the theoretical framework stems from the work activity notions (SCHWARTZ; DURRIVE, 2007) and power relationships (FOUCAULT, 2007; GALBRAITH, 1989). The main result points out that the speech of Hera is normalizing, with the intention of restrict conversation spaces and wants produce effects of "truth", beyond to grant for workers mutual surveillance, aspects that tend to encourage competitiveness.

Keywords: Work. Discourses. Power. Enterprise’s magazine.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernani César de FREITAS, Universidade Feevale

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Downloads

Publicado

2017-10-24