DOS BORDÕES AOS EFEITOS DE SENTIDOS NO SERIADO CHAVES: UMA ANALISE DISCURSIVA FROM CATCHPHRASES TO THE MEANING EFFECTS IN THE TV SERIES EL CHAVO DEL OCHO: A DISCURSIVE ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n2.37939Resumo
RESUMO: Inegavelmente a mídia televisiva exerce uma grande influência sobre os sujeitos. Sua programação é um fértil terreno de criações de linguagem, sendo, então, os bordões, exemplos de expressões que se tornam parte do cotidiano dos sujeitos. E nesse contexto, o seriado Chaves, há mais de 40 anos, tem sido sucesso na televisão brasileira, onde os episódios, a caracterização das personagens e os bordões revelam discursos, que entre os seus muitos efeitos de sentidos revelam críticas sociais e nessas relações uma nítida luta de classes. Desse modo, este artigo pretende identificar e analisar a formação discursiva e ideológica em que estão inscritos os personagens dona Florinda e Quico, bem como, os efeitos de sentidos que ecoam a partir dos seus famosos bordões: “Vamos tesouro! Não se misture com essa gentalha – Gentalha, gentalha!”, demonstrando que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social e suas condições de produção. Para tal empreendimento, utilizaremos como corpus discursivo um vídeo que circula na mídia digital e corresponde ao episódio “A sociedade”. Logo, a Análise do Discurso de linha francesa (AD) fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, será nosso dispositivo teórico e analítico. Portanto, a partir das reflexões desenvolvidas, nesse trabalho, é notório que determinados bordões apresentados por personagens de programas televisivos sejam incorporados ao vocabulário cotidiano de jovens, crianças e adultos, a partir de associações e identificações imediatas.
Palavras-chaves: Bordões, Discursos, Efeitos de sentidos, Dona Florinda, Quico.
ABSTRACT: Undoubtedly, the television media has a big influence on people. Their shows are very prolific for language creations and the catchphrases are a representative example of expressions that become frequent in people’s daily lives. In this framework, the TV series El Chavo del Ocho has been very successful in the Brazilian TV for more than 40 years in which the episodes, the characters and the catchphrases convey social criticisms and a very explicit class struggle. In this way, this article aims at identifying and analyzing the discursive and ideological formation in which the characters Doña Florinda and Quico are implicated as well as the meaning effects that echo from the famous catchphrases: “Vamos, Tesouro! Não se misture com essa gentalha – Gentalha, gentalha!”(in the English dub: Let’s go, muffin! Get away from this low life – Low life, low life!), demonstrating that every discourse is a non-individual social construction and that it can only be analyzed considering its socio-historic context and conditions of production. For that, we use as a discursive corpus a video that circulates in the digital media of the episode “A sociedade”. Therefore, the French Discourse Analisys (DA), founded by Michel Pêcheux and developed in Brazil by Eni Orlandi and other scholars, will be our theoretical and methodological device. In conclusion, it is notorious that some TV characters’ catchphrases are incorporated to the daily vocabulary of adolescents, children and adults by the means of immediate associations and identifications.
Keywords: Catchphrases, Discourses, Meaning effects, Donã Florinda, Quico
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