A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE AS IMAGENS EM EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PRONTOS E SEMIPRONTOS: ILUSÃO OU ANALOGIA? CONSUMER PERCEPTIONS OF IMAGES ON READY AND SEMI-READY FOOD PRODUCT PACKAGING: ILLUSION OR ANALOGY?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n2.37944Resumo
Resumo. Este artigo aborda a percepção do consumidor com relação às imagens de embalagens de produtos alimentícios prontos e semiprontos e qual sua avaliação diante da incongruência entre os dois universos: do real e da representação. Tem-se como metodologia para este trabalho a execução de levantamento bibliográfico e de uma investigação de campo dirigida a uma amostra da população dos consumidores de produtos alimentícios prontos e semiprontos, que residem na região metropolitana de Florianópolis (Brasil). Este trabalho identificou falhas na aplicação dessas imagens, destacando-se a distanciação da noção de realidade, o que define um cenário de frustração e inadequação na ótica do consumidor.
Palavras-chave: embalagem, imagem, consumidor, linguagem.
Abstract. This article approaches consumer perceptions towards images on ready and semi-ready food product packaging, as well as how they evaluate the incongruence among both universes: reality and its representation. The method for this paper is a combination of bibliographic review and field study directed towards a sample of consumers of ready and semi-ready food products residing in the metropolitan area around Florianopolis, Brazil. This study identified failures in image application with highlights to its distant notion of reality, which outlines a scenario of inadequacy and frustration from the consumers’ point of view.
Keywords: Packaging, Image, Consumer, Language
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