CARTA A UM JOVEM POETA (“POPULAR”): LEITURA SEMIÓTICA DE UM MANUSCRITO EPISTOLAR DE PATATIVA DO ASSARÉ CARTA A UN JOVEN POETA (“POPULAR”): LECTURA SEMIÓTICA DE UN MANUSCRITO EPISTOLAR DE PATATIVA DO ASSARÉ
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2017v22n2.37956Resumo
Resumo. O texto que analisamos aqui, sob o ponto de vista da semiótica francesa, tem como destinatário Expedito Cidrão Alencar (1966-1991), neto de Patativa (filho de Inês, a primogênita do poeta), radicado no Rio de Janeiro na época da correspondência. Após breve exposição teórica, realizamos uma análise do nível discursivo da carta, buscando apresentar as relações de pessoa, tempo e espaço nela existentes, assim como temas e figuras.
Palavras chave: Semiótica de linha francesa; Manuscrito Epistolar; Patativa do Assaré.
Resumen: El texto que analizamos aquí, desde el punto de vista de la semiótica francesa, tiene como destinatario Expedito Cidrão Alencar (1966-1991), nieto de Patativa (hijo de Inés, la primogénita del poeta), radicado en Río de Janeiro en la época de la correspondencia. Después de una breve exposición teórica, realizamos un análisis del nivel discursivo de la carta, buscando presentar las relaciones de persona, tiempo y espacio en ella existentes, así como temas y figuras.
Palabras clave: Semiótica de línea francesa; Manuscrito Epistolar; Patativa do Asaré.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. N. A terra, a vida e a gente caririense em narrativas epistolares de Patativa do Assaré. Dissertação (Mestrado em Letras). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2014.
ASSARÉ, P. Carta a Expedito Cidrão Alencar. 29/03/1990. (Manuscrita).
______. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
CARVALHO, G. Patativa poeta pássaro do Assaré. 2. ed. Fortaleza: Omni Editora Associados, 2002.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.
______. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; v. 4).
GREIMAS, A. J. Os atuantes, os atores e as figuras. In.: CHABROL, C. L. (apr.). Semiótica narrativa e textual. Trad. Leyla Perrone Moisés, Jesus Antônio Durigan e Edward Lopes. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1977.
PAIS, C. T. Texto, discurso e universo de discurso: aspectos das relações entre enunciação e enunciado. In.: Revista brasileira de linguística, v. 14, n. 1. São Paulo: Universidade Braz Cubas: Terceira Margem, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.