A CARTA COMO PRESENÇA: DA ARTISTA E DA GALERISTA THE LETTER AS EPISTOLARY EXCHANGE: FROM THE ARTIST TO THE GALLERIST

Autores

  • Moema Lúcia Martins REBOUÇAS Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES
  • Juliana CASTRO Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES
  • Alessandra JANTORNO Universidade Federal do Espírito Santo GEPEL-Grupo de Pesquisas em Processos Educativos em Arte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n1.43373

Resumo

RESUMO: Este artigo analisa duas cartas escritas na década de 70 do século XX da artista Fayga Ostrower para a Coordenadora da Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo-GAP/UFES, Jerusa Margarida Gueiros Samu. Utiliza como referencial teórico-metodológico a teoria semiótica desenvolvida por A. J. Greimas e tem como objetivo apreender os sentidos do texto, num percurso que vai do formal ao afetuoso e a tornar explícitos os mecanismos implícitos de estruturação dos textos. As cartas como ato de presença reconstroem a história da artista e de sua relação com a Galeria da UFES. O texto estrutura-se em três partes: na primeira, contextualiza as cartas e discute a prática epistolar; na segunda, analisa as cartas, tendo como metodologia o percurso gerativo de sentido e na terceira, realiza um estudo comparativo entre as duas cartas analisadas. Entendendo a prática epistolar como uma prática dialógica, o trabalho conclui que o simulacro do sujeito inscrito no texto demonstrou a possibilidade da conjunção trabalho-prazer-satisfação. Demonstra, ainda, a partir do percurso do actante-sujeito e dos papéis temáticos aí investidos, a possibilidade de apreensão de novas possibilidades para as relações interpessoais que se dão no ambiente de trabalho e da maneira como deveríamos cultivá-las.

Palavras-chave: carta como documento; semiótica; arte

 

ABSTRACT: This article analyzes two letters written in the 70's of the 20th century by the artist Fayga Ostrower for the Coordinator of the Art Gallery of Federal University of Espírito Santo, Jerusa Margarida Gueiros Samu. It uses as theoretical-methodological reference the semiotic theory developed by A. J. Greimas and collaborators. The research aims to apprehend the meanings of the epistolary text, in a path that goes from the formal to the affectionate, making explicit the implicit mechanisms of structuring the texts. The letters as an act of presence reconstruct the history of the artist and her relationship with the UFES Gallery.

The text is structured in three parts: in the first, it contextualizes the letters and discusses the epistolary practice; in the second, analyzes the letters having as methodology the generative path of meaning and in the third, compares the two letters. Understanding the epistolary practice as a dialogical practice, the paper concludes that the simulacrum of the subject inscribed in the text demonstrated the possibility of the conjunction work-pleasure-satisfaction-friendship. The research also demonstrates, from the course of the subject actant and the thematic roles invested there, the possibility of apprehension of new possibilities for the interpersonal relationships that occur in the work environment and the way we should cultivate them.

Keywords: Letter as document – Semiotics – Art.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS