CONTRIBUIÇÃO A UMA ANÁLISE SÓCIOSSEMIÓTICA E DE PROCESSO CULTURAL: LÉXICO, METATERMOS, MODALIDADES CONTRIBUTION A UNE ANALYSE SOCIO-SEMIOTIQUE DU PROCESSUS CULTUREL: LEXIQUE, MÉTATERMES, MODALITÉS.

Autores

  • Cidmar Teodoro PAIS Universidade de São Paulo-USP
  • Maria de Fátima Barbosa de Mesquita BATISTA Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n1.43546

Resumo

Texto original em francês: Prof. Dr. Cidmar Teodoro Pais (in memoriam)

Universidade de São Paulo - USP

Tradução: Profa. Dra. Maria de Fátima B. de M. Batista

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

 

RESUMO. Neste trabalho, o autor propõe metamodelos que permitem examinar certos aspectos do processo histórico das culturas, no quadro de uma abordagem sociossemiótica e de semiótica das culturas. A formalização, não relacionada às conotações específicas de determinada cultura, autoriza estudo contrastivo da axiologia de diferentes culturas, com a necessária fiabilidade. São estudadas as tensões dialéticas, os percursos dialéticos de produção e os ciclos que se realizam através dos termos complexos de microssistemas, como os de ordem, civilização, barbárie, produtividade científica e tecnológica, sistema de dominação, sistema produtivo, cidadania plena, tradição, modernidade, experiência e criatividade. Embora variem e se manifestem em graus diversos, segundo as diferentes culturas e sociedades, observa-se que aquelas tensões, percursos e ciclos descritos acham-se sempre presentes em seus processos históricos. Constituem, assim, critérios científicos válidos, para a elaboração de uma semiótica das culturas e de uma tipologia semiótica das culturas. Nessa perspectiva, o autor aplica esses modelos a algumas facetas da cultura e da sociedade brasileiras, para melhor analisar certos processos sociais, como os da ascensão, cooptação, discriminação social, marginalização, seja ao nível da sociedade como um todo, seja ao nível da estrutura de poder das instituições. Finalmente, o autor, baseando-se nesses metamodelos, examina as tensões e as relações de confronto que se estabelecem entre o discurso da política científica e tecnológica, o discurso científico, tecnológico e educacional, de um lado, e o discurso institucional da Universidade brasileira, de outro, de que decorrem aspirações e frustações. Trata-se de questões complexas; uma análise semiótica dessas relações ― mais precisamente orientada para a sociossemiótica e a semiótica das culturas ―, assim como uma análise léxico-semântica dos metatermos envolvidos parecem mais úteis, para uma melhor compreensão dos processos em causa.

 

RESUMÉ. Dans ce travail, l’auter propose des métamodèles qui permettent d’examiner certais aspects du processus historique des cultures, dans le cadre d’une approche sociosémiotique et de sémiotique des cultures. Une formalisation non liée à des connotations spécifiques d’une culture donnée autorise une étude contrastive de l’axiologie de différentes cultures, dotée de la fiabilité nécessaire. Sont étudiées les tensions dialectiques, les parcours dialectiques de production et les cycles qui se réalisent á travers les termes complexes de microsystémes comme ceux de l’ordre, civilisation, barbarie, productivité scientifique et technique, système de domination, système productif, citoyenneté pleine, tradition et modernité, expérience et créativité. Quoiqu’elles varient et se manifestent à des degrés divers, selon les différentes cultures et sociétés, on constate que les tension, les parcours et les cycles décrits sont toujours présent das leurs processus historiques. Ils constituent, aussi, des critéres scientifiques valables pour l’élaboration d’une sémiotique des cultures et d’une typologie sémiotique des cultures. Dans cette perspective, l’auter applique ces métamodèles à quelques facettes de la culture et de la societé brésiliennes, pour mieux analyser certais processus sociaux, comme ceux de l’insertion sociale, de l’ascension, de la cooptation, de la discrimination sociale, de la marginalisation, soit au nivau de la société toute entière, soit au niveau de la structure de pouvoir des instituitions. Finalement, l’auter, en se fondant sur ces métamodèles, examine les tensions et les relations de confrontation qui s’installent entre le discours de la politique scientifique techologique et de l’education, d’un côté, et le discours institutionnel de l’Université brésilienne, de l’autre, d’où il résulte des aspirations et des frustations. Ce sont des questions fort complexes, mais une analyse sémiotique de ces relations ― plus précisément orientée vers la sociosémiotique et la sémiotique de la culture ― ainsi qu’une analyse lexico-sémantique des métatermes concernés semblent très utiles pour permettre d’arriver à une meilleure compréhension des processus en cause.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PAIS, Cidmar Teodoro. Conditions sémantico-syntaxiques et sémiotiques de la productivité systémique, lexicale et discursive. Thèse de Doctorat d’État ès-Lettres et Sciences Humaines. Paris: Université de Paris-Sorbonne/Lille: A.N.R.T,, 1993.

______ Contribution à une analyse socio-sémiotique du processus culturel: lexique, métatermes, modalités. Acta semiotica et linguistica.. São Paulo, Plêiade, v, 6, p. 101-132, 1996.

______. “Sociossemiótica, semiótica da cultura e processo histórico: liberdade, civilização e desenvolvimento”. In Anais do V Encontro Nacional da Anpoll. Porto Alegre: Anpoll, 452-461, 1991.

______ “Análise sociossemiótica de alguns conceitos e valores do processo sociocultural brasileiro contemporâneo”. In Estudos Lingüísticos XXIV. Anais de Seminários do GEL. São Paulo: GEL, p. 234-243, 1995a.

______“Da semântica cognitiva à semiótica das culturas”. In Anais do IX Encontro Nacional da ANPOLL. João Pessoa: ANPOLL, p. 1325-1336, 1995b.

______ “Identité et tolérance culturelles dans le cadre de la mondialisation: une approche socio-sémiotique”. In Acta semiotica et linguistica, São Paulo, Plêiade, v. 7, p. 169-184, 1998a.

______ “Conceptualisation, dénomination, désignation, référence. Réflexions à propos de l’énonciation et du savoir sur le monde”. In Hommage à Simone Saillard. Textures. Cahiers du Centre dÉtudes Méditerranéennes et Ibéro- Américaines. Lyon: Université Lumière Lyon 2, p. 371-384, 1998b

______ “Étude comparée de microsystèmes de valeurs des cultures française et brésilienne: essai en sémiotique des cultures”. In INFO-CREA - Revue du Centre de Recherches et d’Études Anthropologiques. Lyon, v. 6. p. 13-21, 1999.

______ “Ciência, tecnologia, educação institucional face a questões suscitadas pela globalização e pela diversidade cultural”. In Revista Brasileira de Lingüística. São Paulo: Terceira Margem/Plêiade, v. 1, n.º 1, p. 185-197, 2001.

______ “Conceptualização, interdiscursividade, arquitexto, arquidiscurso”. In Revista Philologus. Rio de Janeiro: CIFEFIL, ano 8, n.º 23, p. 101-1, 2002.

______ “Estigma, preconceito, discriminação: percalços da cidadania”. In A Teia do Saber - Um novo olhar sobre a formação do professor. 1 ed. Mogi das Cruzes - SP: Oriom Editora, 2004, v.1, p. 93-106.

______ “Semiótica da educação, propaganda e publicidade: confrontos e impactos”. In Estudos Lingüísticos. v. XXXIV, p.1266 - 1271, 2005a.

______ “Propaganda e publicidade no interdiscurso: os sujeitos dos discursos científico e tecnológico em busca de seus objetos de valor”. In Revista philologus. v.1, p.17 - 132, 2005b.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

TRADUÇÕES