NARRATIVA TRANSMÍDIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA THE EXPERIENCE INSIDE

Autores

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Universidade Ibirapuera (UNIB)
  • Marcos Rogério Martins Costa Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n1.49126

Palavras-chave:

Transmídia, Semiótica discursiva, Novas mídias, Comunicação

Resumo

A transmídia consiste na veiculação em distintas plataformas de mídias e dispositivos móveis de expansões narrativas que são (re)criadas a partir de uma narrativa matriz e de uma mídia regente em processos de traduções intergenéricas e/ou intersemióticas. Nossa proposta é a de fazer uma análise semiótica do plano do conteúdo de uma narrativa transmídia, baseada numa perspectiva interdisciplinar entre, de um lado, a semiótica discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008), e de outro, as novas mídias (JENKINS, 2009). Para tanto, escolhemos como objeto de estudo a campanha transmidiática The experience inside, lançada em 2011 por Toshiba e Intel, por ser uma das pioneiras no uso da transmídia como estratégia publicitária para captação de recursos e de consumidores. Com base no filme social-interativo produzido durante a campanha, este estudo faz uma análise discursiva dessa narrativa transmídia.

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Publicado

2019-11-21