ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. LOUIS HÉBERT DO DEPARTAMENTO DE LETRAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE QUEBEC EM RIMOUSKI (UQAR)

Autores

  • Louis Hébert Département des lettres et humanités/ Université du Québec à Rimouski (UQAR)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n1.49271

Resumo

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. LOUIS HÉBERT DO DEPARTAMENTO DE LETRAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE QUEBEC EM RIMOUSKI (UQAR)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louis Hébert, Département des lettres et humanités/ Université du Québec à Rimouski (UQAR)

Professor no Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Quebec em Rimouski (UQAR) desde 1999. Ensina teatro, poesia, teoria e criação literária. Sua pesquisa se concentra principalmente em semiótica (textual e visual), semântica interpretativa, metodologia de análise literária, onomástica, Magritte, budismo. Sua produção científica é vasta.

Além de aproximadamente 80 artigos e capítulos coletivos, publicados: (1) Uma Introdução à Semiótica Aplicada (Abingdon, Routledge, no prelo); (2) curso de semiótica (Paris, Classiques Garnier, no prelo); (3) Onomástica literária. Teoria e método para nomes próprios (Paris, Classiques Garnier, aceito, com Éric Trudel); (4) Análise de textos literários: uma metodologia completa (Paris, Classiques Garnier); (5) Dispositivos para análise de textos e imagens. Introdução à semiótica aplicada (Limoges, University of Limoges Press, segunda edição) e (6) Introdução à semântica de textos (Paris, Honoré Champion, segunda edição). Eu dirigi (7) O prazer dos sentidos. Assine euforia e disforia (Quebec, Laval University Press) e co-edite, com Lucie Guillemette, três livros (Quebec, Laval University Press): (8) Sinais dos tempos. Tempo e temporalidade dos signos; (9) Intertextualidade, interdiscursividade e intermedialidade; (10) Apresentações e objetos culturais. Co-presidi, com Pascal Michelucci e Éric Trudel, (11) Magritte: novas perspectivas, novas perspectivas (Quebec, Nota Bene). Colocado na Internet um (12) Dicionário de semiótica (http://www.signosemio.com/documents/dictionary-semiotique-generale.pdf). Os livros estão em preparação (13) Introdução à análise de textos literários: 60 perspectivas; (14) Sentido de transcendência. Semiótica e espiritualidade (Classiques Garnier, aceito, com Étienne Pouliot, Éric Trudel e George Vasilakis, dir.); (15) Pequenos ensaios sobre o budismo tibetano.

É diretor do (16) site Signo - bilíngue de teorias semióticas (www.signosemio.com; mais de 20.000 visitas por mês) e (17) de um banco de dados na Internet sobre quase todos os trabalhos e temas da Magritte (www.magrittedb.com). E-mail: louis_hebert@uqar.ca. Orcid.org/0000-0002-8991-5316.

Publicado

2019-11-21