A EMERGÊNCIA DAS EXPRESSÕES DE NEGAÇÃO EM CONTEXTOS INTERATIVOS MÃE-BEBÊ

Autores

  • Laís Cavalcanti de ALMEIDA PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB
  • Ediclécia MELO PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB
  • Marianne C. B. CAVALCANTE PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n2.49835

Palavras-chave:

Negação, Multimodalidade, Interação mãe-bebê

Resumo

Resumo: Nesse trabalho, propomo-nos a investigar a emergência das expressões de negação na aquisição da linguagem em contextos interativos mãe-bebê. Para tanto, apoiamo-nos em Kendon (1982), que relaciona gestos e fala a partir da classificação de multimodalidade e em McNeill (1985), o qual define os gestos como uma única matriz de significação. A fim de abordarmos a interação mãe-bebê calcados em um olhar interacionista sob o ponto de vista da multimodalidade - olhar, gestos e fala, em contextos de interação, partimos dos estudos sobre a negação de Dodane e Massini-Cagliari (2010), Spitz (1998), Beaupoil-Hourdel (2013), Vasconcelos (2017), Barros e Fonte (2016)). Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho é de cunho longitudinal, em que foram analisados dados de uma díade mãe-bebê (1 a 24 meses) por meio de gravações em vídeo. Observando as cenas de interação da díade, verificamos por parte do bebê, vários contextos de negação, marcados ao longo do tempo de vida, classificando-os como: insatisfação, rejeição, recusa, evasão e proibição. Finalizamos, corroborando a importância das negações como forma expressiva da criança na interação, pois são os primeiros elementos que a criança usa para mostrar sua opinião e posição na interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Cavalcanti de ALMEIDA, PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Especialista em LIBRAS pela FACEN (2017). Mestre em Linguística pelo PROLING-UFPB (2018). Doutoranda em Linguística pelo PROLING-UFPB. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, expressão facial, negação, gestos e interacionismo.

Ediclécia MELO, PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Lingüística pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Linguística (PROLING-UFPB), atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem e multimodalidade.

Marianne C. B. CAVALCANTE, PROLING-Programa de Pós-graduação em Linguística/UFPB

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Referências

ALMEIDA, L. C.; SILVA, D. M. Expressões de negação em contexto interacional entre mãe-bebê sob a perspectiva da multimodalidade. Anais eletrônico da Jornada Itinerante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste: edição Recife, 2017.
ÁVILA NÓBREGA, P.V. Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em cenas de atenção conjunta. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
BARROS, I. B. R. ;FONTE, R. F L. Estereotipias Motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Vol.16(4), pp. 745- 763, 2016.
BEAUPOIL-HOURDEL, P. A multimodal and corpus-based approach to children’s expression of refusal and rejection. Paper presented at the International Conference of the AFLiCO Empirical Approaches to Multi-modality and to Language Variation, 15–17 May, Lille. 2013.
CAVALCANTE, M.C. B. A holófrase como lócus privilegiado para compreender a relação gesto-fala e seu papel na aquisição da linguagem. In: VII Congresso da ABRALIN, 2011, Curitiba. Anais da ABRALIN. Curitiba : Editora da UFPR, p. 3138-3151, 2011.
COSTA FILHO, J. M .S. Notas sobre atenção conjunta: teoria, contextos e formatos. In: CAVALCANTE, M. C. B., FARIA, E. M. B. (Orgs). Cenas em aquisição da linguagem: multimodalidade atenção conjunta e subjetividade: Editora da UFPB, 2015.
DELTA – Revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo: Educ, vol.15, p. 339-383, 1999.
DODANE, C. A emergência da linguagem: da proto-língua as primeiras formas linguísticas. Conferência de abertura. In: III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança – Saberes em Contraponto, 2015. Porto Allegre, 2015.
DORE, J. Holophrases, speech acts and language universals. Journal of Child Language, 2. ed. 1975, 21-40.
FREITAS, S. M. da C. A internalização do sentido do “não”: resposta à oposição por parte de uma criança em interações protoargumentativas. Relatório final de Prática de Pesquisa I. Recife: UFPE, 2012.
GOLDIN-MEADOW,S. From gesture to word. In: Bavin, L. (ed) The Cambridge handbook of child language. University of Cambridge Press, 2009.
GOODWIN, C. Pointing as Situated Practice." In: KITA, S. Pointing: Where Language, Culture and Cognition Meet. Lawrence Erlbaum Associates. p. 217-41, 2003
JAKOBSON, R. Child language, aphasia and phonological universals. The Hague & Paris: Mouton, 1968.
KOCHAN, A. The acquisition of negation: a Socio-pragmatic Study of a Bilingual Child. Lyon: Ecole Normale Supérieure de Lyon, 2008.
LAVER, J.; BECK, Unifying principles in the description of voice, posture and gesture. In: CAVE, C.;GUAITELLA, I. Interations et comportement multimodaux dans la communication. Paris, L’Harmattan, 2001, p. 46-63.
LEITÃO, S. Contribuições de Bakhtin e do círculo para os estudos em aquisição da linguagem. In: II Encontro sobre linguagem da criança – sentido, corpo e discurso/I colóquio sobre alfabetização do núcleo de ensino de Araraquara, 2012, São Paulo: UNESP, 2012.
LIMA, R.; BESSA, M. D. Desenvolvimento da linguagem na criança dos 0-3 anos de idade: uma revisão. Revista Sonhar, p. 55-62. 2007.
MCNEILL, D. So you think gestures are nonverbal? Psychological Review. v. 92(3), 1985, p. 350-371.
MELO, G. M. L. S. Cenas de atenção conjunta entre professores e criança em processo de aquisição linguagem. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
OLLER, D. K. The emergence of the sounds of speech in infancy. In: YENI KOMSHIAN, G.; KAVANAGH, J.; FERGUSON, C. (Eds.). Child phonology, New York: Academic Press, p. 93 112,1980.
PEA, R. The Development Of Negation In Early Child Language. In: OLSON, D.R. (org). The Social Foundations Of Language & Thought. New York: W.W. Norton, 1980, p. 156-186.
PFAU, R. (2008). The grammar of headshake: A typological perspective on German sign language negation. Linguistics in Amsterdam, 1(1), 37–74.
PIRCHIO, S.; PONTECORVO, C. Strategie discorsive infantili nelle dispute in famiglia. Rassegna di Psicologia, v. 1, p. 83-106. 1997.
SILVA, D. M.; ALMEIDA, L. C. O processo de interação da mãe com bebês gêmeas com ênfase na perspectiva multimodal e na atenção conjunta. Anais eletrônico da Jornada Itinerante do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste: edição Recife, 2017.
SCARPA, E. M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIM, F. & BENTES, A. C.; Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2001.
______. A Aquisição da prosódia: dupla face, dupla vocação. In: Em-Tom-Ação: a prosódia em perspectiva. AGUIAR, M.A.M. MADEIRO, F. (orgs). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2007.
______. Sons preenchedores e guardadores de lugar: relações entre fatos sintáticos e prosódicos na aquisição da linguagem. In: SCARPA, E. (org) Estudos de Prosódia. Campinas: UNICAMP, 1999.
SOARES SILVA, P. M. Gestos e Produções vocais: a fluência multimodal em Aquisição da Linguagem. 2014. 94f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
TOMASELLO, M. Joint attention as social cognition. In:MOORE, C.; DUNHAM, P.J.(Eds.). Joint attention: its origin and role in development, 103-130, Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.
VASCONCELOS, A. N. de. Argumentação e desenvolvimento cognitivo: emergência e estabilização de condutas protoargumentativas. Dissertação de mestrado em Psicologia cognitiva. Universidade federal de Pernambuco. Recife-PE. 2013.
WODE, H. Four early stages in the development of L1 negation. Journal of Child Language, Cambridge, v. 4, n. 1, p.87-102, 1977.

Downloads

Publicado

2019-12-16