CONTRIBUIÇÕES DA REESCRITA E DA RETEXTUALIZAÇÃO DE CONTOS COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS

Autores

  • Jaqueline de Jesus BEZERRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Maria Nazareth de LIMA ARRAIS Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2019v24n2.49841

Palavras-chave:

Reescrita, Retextualização, Mapas conceituais, Texto, Contos

Resumo

RESUMO. Este artigo[1] objetiva elencar as contribuições da reescrita e da retextualização de contos com uso de mapas conceituais no 9º ano do Ensino Fundamental, primeiramente, por meio da discussão sobre a reescrita e da Retextualização, bem como sobre os mapas conceituais e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa; depois, dando ênfase à descrição dos procedimentos das tarefas de reescrever e de retextualizar em mapeamentos de conceitos produzidos pelos alunos. O referencial teórico pauta-se, especialmente, nas discussões de Marcuschi (2001), Andrea e Ribeiro (2010) e Novak e Gowin (1984). A investigação e o levantamento do corpus foram realizados em uma escola de ensino fundamental e médio, localizada em Crato, estado do Ceará. Foram produzidos 40 mapas conceituais por 20 alunos. Desses, selecionamos 04 para análise. Esta é uma pesquisa e tem uma abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, verifica-se que a reescrita e retextualização por meio de mapas conceituais possibilitam uma compreensão mais ampla dos textos lidos, organização de informações, externalização dos conhecimentos prévios, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa. Desse resultado, consideramos pertinente discutir as contribuições que a reescrita e a retextualização de contos usando-se dos mapas conceituais podem trazer para o aprendizado do aluno.

[1] Este texto é recorte e uma adaptação da dissertação de Mestrado, defendida em 21 de fevereiro de 2018, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E por trabalhar com sujeitos sociais, a pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, sob processo número 2.042.352.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Jesus BEZERRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2011), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de língua portuguesa pela mesma universidade (2012) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras. É professora da EEFM TEODORICO TELES DE QUENTAL, situada em Crato-CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Gramática e Produção de Texto. Atualmente, é doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Nazareth de LIMA ARRAIS, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui doutorado e Mestrado em Letras pela UFPB. Possui graduação em Pedagogia e Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas. É professora Adjunta da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores ? Campus de Cajazeiras - UFCG, e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras, ministrando as disciplinas: Sintaxe e Morfologia da Língua Portuguesa (na graduação), Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita (na pós-graduação) e Disciplina de Projetos. Possui capítulos de livros e artigos publicados nas áreas de Literatura Popular e Psicossemiótica. É membro do Conselho Consultivo da Revista Acta Semiótica et Lingvistica -UFPB, da Humanidades & Inovação - UNITINS, da Informação e Cultura da UFERSA e Editora-assistente da Revista Linguagens & Letramentos - UFCG/CFP.

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Publicado

2019-12-16