TOPONÍMIA EM LIBRAS

LEVANTAMENTO, REGISTRO E CATEGORIZAÇÃO DE SINAIS DOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.44v25n4.56703

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos de uma pesquisa em andamento em relação ao levantamento, registro e categorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Projeto intitulado Toponímia em Libras, da Universidade Federal do Tocantins, que objetiva documentar e disponibilizar topônimos em Libras de cidades do estado do Tocantins através do armazenamento de informações em Fichas Lexicográfico-Toponímicas Digitais. Os sinais são coletados a partir da conversa espontânea entre surdos, através de observação participante e também por meio de entrevistas com surdos membros da comunidade surda. Para o registro desses sinais, foi elaborada uma ficha lexicográfico-toponímica que envolve os seguintes microparadigmas: a imagem do topônimo em Libras; o Mapa e Localização do Município; o link de acesso ao vídeo na Plataforma do YouTube; o registro do sinal em escrita de sinais, através do sistema signwriting; o nome do topônimo em língua portuguesa; a região administrativa a qual a cidade pertence, no estado do Tocantins; a descrição do sinal em seus aspectos articulatórios; a morfologia do sinal (simples ou composto); a categoria do topônimo (nativo/puro, inicializado ou soletrado); a motivação do sinal (icônica ou motivação da língua portuguesa e seus desdobramentos); o nome da pesquisadora responsável pelo levantamento dos topônimos; o grupo de validação do topônimo; o tipo de fonte; e a data da coleta. As categorias de análise forram em relação à forma (nativos/puros, inicializados/híbridos e soletrados) e em relação à motivação desses sinais (icônica e motivação em português).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselba Gomes de Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e especialização em Linguística Aplicada (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Porto Nacional, no curso de Letras Libras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Surda, Identidade Surda, Toponimia das cidades do Tocantins em Libras.

Bruno Gonçalves Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Professor da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, no curso de Letras Libras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Mestre e Doutor em Letras e Linguística pela UFG, graduado em Letras Libras Bacharelado pela UFSC (2012) e Fisioterapia pela UFVJM (2006). Certificado pelo Prolibras em tradução e interpretação/ nível médio (2007) e no Uso e Ensino de Libras/ nível superior (2008). Atua nos seguintes temas: tipologia linguística, análise e descrição da língua de sinais brasileira e educação de surdos.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta do curso de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.

Downloads

Publicado

2021-01-21