PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n3.59521

Resumo

RESUMO

Este estudo trata do desenvolvimento da linguagem escrita e apresenta elementos importantes à compreensão dos processos psíquicos que medeiam à aquisição da escrita estabelecendo relações entre a mesma e o desenvolvimento cultural. Adotamos como procedimento de pesquisa: análise conceitual do referencial bibliográfico através dos estudos de Lukács e da Psicologia Histórico-Cultural, utilizando as contribuições teóricas de Vigotski, Luria e Leontiev, pois os conceitos e a apreensão do real utilizada pelos autores para explicar como é que os indivíduos atravessam esse processo ainda dão conta do fenômeno estudado, embora existam outras concepções que também expliquem o processo de aquisição da linguagem, nós deixamos claro nossa opção de compreender e explicar a aquisição da linguagem pela esteira desse aporte teórico. Resgatando as propostas destes autores, buscamos contribuir com o conhecimento dos professores acerca do desenvolvimento da linguagem e do processo de ensino-aprendizagem durante a alfabetização escolar permitindo, assim, que os educadores aprimorem seus conhecimentos e práticas docentes.

Palavras-chaves: Trabalho. Linguagem. Escrita. Alfabetização. Psicologia Histórico-Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Estágio Pós-Doutoral (2015) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Doutora (2007), mestra (2001) e especialista (1999) em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Psicologia (1994) pela mesma universidade. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Professora do Curso de Direito e Psicóloga Técnica do Núcleo de Prática Jurídica na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Tem experiência nas áreas de Psicologia, Direito, Pessoa com Deficiência,Trabalho e Educação, com ênfase nos estudos sobre aprendizagem, desenvolvimento humano e social, individualidade e formação humana.

Francisca Maurilene do Carmo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia pela UECE. Possui mestrado em Educação Brasileira (2004) e doutorado em Educação Brasileira (2008) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Projeto de Pesquisa - A CATEGORIA CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI E SEU VÍNCULO COM A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO FUNDAMENTADO NA CENTRALIDADE DO TRABALHO. Membro integrante do Projeto de Pesquisa intitulado Educação e formação humana em Antônio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935). Pesquisadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Ensino de Ciências (UFPB). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Participa da Coordenação Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Educação, Estética e Marxismo, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência em Didática, Ensino de Ciências e Fundamentos da Educação e Psicologia da Educação.

Referências

ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 2004. Disponível: http://www.marxists.org/portugues/marx/1876/mes/macaco.htm. Acesso em: 15 ago. 2018.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Rubens Eduardo Frias. 2ª. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. Tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013. Tradução de: Zur Ontologie des gesellschaftlichen Seins.

LURIA, A. R. Fundamentos da neuropsicológica. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as ultimas conferencias de Luria. Trad. de Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Supervisão de trad. De Sérgio Spritzer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Trad. de Paulo Bezerra. 2a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991 (v. 1: Introdução evolucionista à psicologia).

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: Vigotskii, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. N., Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (16ª. ed., pp. 143-189). São Paulo: Ícone, 2018.

MARTINS, Lígia M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Álvaro Pina – 1ª. Ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2009. 128 p.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Trad. José María Bravo. Obras Escogidas III. Madrid: Visor, 2000.

VIGOTSKI. L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª ed - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogídas: Problemas del desarrollo de la psique, Madrid: Visor, 2012, v.3.

Downloads

Publicado

2021-10-14