SEMIÓTICA DISCURSIVA NA SALA DE AULA

A IMAGEM DO BRASIL EM TEMPO DE PANDEMIA EM UMA CAPA DA REVISTA ISTOÉ

Autores

  • Tania Regina Montanha Toledo Scoparo Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e letras - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n2.59524

Resumo

Apresentamos parte das reflexões que temos realizado em torno da semiótica, da leitura de textos sincréticos e do ensino. As ponderações teóricas e analíticas surgem dentro do contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular, documento articulado com mudanças nas políticas educacionais brasileiras. Neste artigo, realizamos a análise da capa da revista ISTOÉ, Edição 2628 de 22 de maio de 2020, que trata da situação do Brasil na pandemia da Covid-19. A mídia constitui-se em objeto cultural e enquanto tal traz para a visibilidade do público a disseminação de valores relacionados com o mundo e as realidades de seus leitores. Atualmente, entre as pautas midiáticas está a pandemia, ela se entranha cada vez mais nas nossas práticas cotidianas e nos faz pensar sobre os discursos ligados a ela que circulam socialmente. Nosso objetivo é, pelo viés da semiótica discursiva, destacar escolhas realizadas no nível discursivo do plano do conteúdo e algumas relações operadas com o plano da expressão que auxiliam na construção dos sentidos do texto em análise. Permeando o trabalho destacaremos a importância da semiótica discursiva como aporte teórico-metodológico para a leitura de textos, como as capas de revistas, podendo servir também para encaminhamentos na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Regina Montanha Toledo Scoparo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Secretaria Estadual de Educação do Paraná – NRE/SEED e Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR. Atua na Secretaria Estadual de Educação - SEED - NRE/Jacarezinho/PR. Pertence ao Grupo de Pesquisa: Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino; e ao curso de Pós-Graduação em Ensino da Língua Portuguesa - na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - PR / Departamento de Letras/Linguística. Entre as áreas/temáticas de atuação estão: semiótica discursiva; análise semiótica dos discursos fílmicos; formação docente e o ensino de língua portuguesa; literatura e cinema: transmutações; linguística aplicada.

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e letras - UFGD

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Comunicação, Artes e Letras ( UFGD/FACALE). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF/ UEMS-UFGD). É associada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Entre as áreas/temáticas de atuação estão: semiótica discursiva, a análise semiótica dos discursos da mídia e da escola sobre os indígenas, o estágio supervisionado, formação docente e o ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2021-08-03