ETHOS E CENOGRAFIA EM RESPOSTAS DE EMPRESAS NO SITE RECLAME AQUI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n3.60785

Resumo

Este artigo objetiva analisar duas cenas de enunciação em que empresas respondem a reclamações de clientes no site Reclame Aqui – plataforma que funciona como ferramenta de consulta de reputação –, a fim de investigar o modo como as imagens de enunciador produzidas constituem e legitimam esses discursos. A base teórica deste trabalho é a Análise do Discurso, especificamente, estudos desenvolvidos por Dominique Maingueneau, visto que o foco das análises é a constituição do ethos e da cenografia, conceitos teorizados pelo autor. A partir das análises, concluiu-se que, embora as tratativas obedeçam às mesmas restrições relativas ao gênero e ao tipo de discurso, a primeira empresa adota um tom protocolar e “automatizado”, pautando-se em um ethos de seriedade e prudência, enquanto a segunda empresa se vale de um modo de enunciação que produz a imagem de um enunciador amigável e “pessoalizado”, instituindo uma cenografia que simula a conversação informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Mirlene Batista Sá, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR

(defesa prevista para última semana de setembro de 2021)

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Tradução: Angela Corrêa [et al.]. São Paulo: Contexto, 2018.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Tradução: Maria Cecília Perez de Souza e Silva[et al.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. Tradução: Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 11-29.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2019, p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise;

HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Tradução: Bethania Mariani [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

Downloads

Publicado

2021-10-14