NARRATIVAS DE PAIS SURDOS ACERCA DE FILHAS OUVINTES

MEMÓRIAS SINALIZADAS

Autores

  • Pedro Santos Filho UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.45v26n4.61332

Resumo

Resumo: Apresenta-se neste trabalho um recorte da pesquisa para tese em Educação que procurou investigar a experiência vivida por uma família com Coda, constituída por pais surdos e duas filhas ouvintes, nos processos de interação no cotidiano. Coda (Children Of Deaf Adults) termo que corresponde aos filhos ouvintes de pais surdos. Tomou-se como objetivo geral, analisar narrativas de pais surdos acerca de seus filhos ouvintes no cotidiano familiar. Como objetivos, foram propostos: identificar em narrativas as relações que se estabelecem entre pais surdos e as filhas ouvintes; descrever o processo de interação numa família com Codas pelas narrativas dos pais; analisar os processos de interação numa família com Codas a partir das narrativas dos pais. Como procedimento metodológico de recolha e análise das fontes, recorremos à entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch e Bauer (2014), as entrevistas foram gravadas por câmera filmadora, equipamento adequado para registro da língua de sinais. Destacam-se como resultados: a) uso da Libras com as filhas desde a infância; b) uso maior da Libras no seio familiar e nos espaços sociais primeira pela primeira filha; c) atuação da primeira filha como intérprete; d) pouco uso da Libras no seio familiar e no contexto social pela filha mais nova. Conclui-se que a família com Coda é bilíngue por utilizar duas línguas, uso distintos da língua de sinais pelas filhas em tempos diversos (infância, adolescência e fase adulta).

Palavras-chave: Família com Codas. Codas. Libras. Pais Surdos

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Publicado

2021-12-29