UMA LEITURA TEMÁTICA-FIGURATIVA DO CONCEITO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eliane Menezes Cabral UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62344

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Semiótica, Percursos Temático-figurativos

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado intitulada A Construção do Saber na Educação Infantil: uma leitura temática-figurativa do conceito de brincar em creches municipais de Campina Grande/PB. Nosso objetivo é apresentar o conceito de brincar nos discursos dos professores, alunos e pais de creches de Campina Grande/PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada, a professores, alunos e pais. Como base teórica, apoiamo-nos na semiótica greimasiana, no nível da discursivização. No tratamento dos dados evidenciamos os temas e figuras que produzem os conceitos modalizadores, culturais e universais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. O percurso temático–figurativo do romance oral O Conde Alarcos. In: Acta Semiótica et Lingüística. Revista da Sociedade Brasileira de Professores de Lingüística. v. 16. João Pessoa: UFPB/Ideia, 2011: 37-57.

BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. O discurso semiótico. In: BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita; ALVES, Eliane Ferraz; CRISTIANO, Maria Elizabeth Affonso. Linguagem em foco. João Pessoa: Idéia, 2001: 133-157.

BARBOSA, Maria Aparecida. A construção do conceito nos discursos técnico-cintíficos, nos discursos literários e nos discursos sociais não literários. In: Acta Semiótica et Lingüística. Revista da Sociedade Brasileira de Professores de Linguística. V. 16. Ano 35 – nº 1. João Pessoa: Editora Universitária: UFPB, 2011.

BARBOSA, Maria Aparecida. Estrutura e tipologia dos campos conceptuais, campos semânticos e campos lexicais. In: Acta Semiótica et Lingüística. Revista da Sociedade Brasileira de Professores de Linguística. V. 8. São Paulo: Plêiade, 2000. p. 95-120.

BARROS, Diana Luz P. Teoria semiótica do texto. 4 ed. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3 ed. Editoura: Humanitas. FFLCH/USP, 2002. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1812965/mod_resource/content/1/BARROS-Diana-Luz-Pessoa-de.-Teoria-Semioticado-Texto.pdf>. Acesso em: 15/01/2010.

DE VRIES, Rheta; et al. O currículo construtivista na educação infantil: práticas e atividades. [Tradução de Vinicius Figueira]. Porto alegra: Artemed, 2004.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

FIORIN, José Luiz. As Astúcias da enunciação – As Categorias de Pessoa, Espaço e Tempo. 2ª ed. Editora Ática: São Paulo, 2010.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.

PAIS, Cidimar Teodoro. Texto, discurso e universo de discurso. In.: Revista Brasileira de lingüística. São Paulo: Plêiade, v. 8, n. 1, ano 8, 1995, p. 135-163.

PAIS, Cidimar Teodoro. Aspectos de uma tipologia dos universos de discurso. In: Revista Brasileira de Linguística. v.7. Global. São Paulo, 1984, p: 43-65.

Downloads

Publicado

2022-04-23