A PAIXÃO DO AMOR ENUNCIADA EM FRAGMENTOS DE UM DISCURSO AMOROSO, DE ROLAND BARTHES

Autores

  • Silvana Regina Martins Brixner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Geraldo Vicente Martins UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n1.62419

Palavras-chave:

discurso, enunciação, paixão

Resumo

A linguagem do sujeito amoroso é composta e enunciada por discursos, denominados como figuras por Barthes; estas, acionadas no imaginário do sujeito, evocam sentidos múltiplos de reconhecimento, de vivência experimentada. Nos Fragmentos, o sujeito amoroso é o sujeito apaixonado representado por várias vozes repercutidas em toda a obra, em ecos e ressonâncias plenos de paixão. Para a semiótica, em uma abordagem inicial, temos as paixões, vistas a partir da semântica narrativa, como efeitos de sentido de qualificações modais que transformam o sujeito de estado. Na organização das estruturas modais, o sujeito pode estar modalizado por um querer, um poder, um dever ou um saber, permitindo que o objeto desejado torne o sujeito desejoso. Além desses pontos, a fundamentação teórica utilizada para este trabalho baseia-se em estudos desenvolvidos na semiótica discursiva e seus desdobramentos referentes à enunciação. Nessa empreitada, analisaremos o nível discursivo, o qual situa uma narrativa no tempo e no espaço, e o narrativo, com os actantes (sujeitos, objetos, destinadores e destinatários da narrativa), que se tornam atores do discurso; do primeiro, abordaremos também os procedimentos sintáticos de temporalização, espacialização e actorialização e os semânticos de tematização e figurativização, focalizando os efeitos de sentido desse discurso da paixão.  

Palavras-chave: discurso; enunciação; paixão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Paixões e apaixonados: exame semiótico de alguns percursos. Cruzeiro semiótico, Porto, n. 11/12, p. 60-73, 1990.

________. Teoria Semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2001.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um Discurso Amoroso. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

________. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2007 [1977].

BARTHES, Roland. O neutro: anotações de aulas e de seminários ministrados no Collège de France,1976-1977. Organização de Thomas Clerc. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I, 2005.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru-SP: EDUSC, 2003.

COMTE-SPONVILE, André. O amor é falta ou plenitude? In: LE NOUVEL OBSERVATEUR. Café Philo: as grandes indagações da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, pp. 39-42.

GOETHE, Johann Wolfgang. Os sofrimentos do Jovem Werther. São Paulo: Martin Claret, 2002.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. Ed. São Paulo: Contexto, 1996.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Trad. Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2007.

FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Discurso/Humanitas. (Original francês de 1988), 2001.

GREIMAS, Algirdas. Du sens II: essais sémiotiques. Paris: Éditions du Seuil, 1983.

________. Sobre o sentido: ensaios semióticos; tradução de Ana Cristina Cruz Cezar et al. revisão técnica de Milton José Pinto. Petrópolis, Vozes, 1975.

GREIMAS, Algirdas; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. Trad. Maria José Rodrigues Coracini. São Paulo: Ática, 1993.

Downloads

Publicado

2022-04-23