A COMUNIDADE POÉTICA DE ASSARÉ

O HOMEM E SEU FAZER SOBRE O UNIVERSO QUE O RODEIA

Autores

  • Adriana Nuvens de Alencar SEDUC CE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n2.63176

Resumo

Patativa do Assaré é a expressão maior de uma cultura profundamente influenciada pela poesia fundada na memória e na oralidade, corrente no nordeste brasileiro. O município de Assaré fica ao sul do Estado do Ceará, mais precisamente na região do Cariri, onde habitavam os índios cariris, que eram de origem tupi. Tendo-se destacado pela excelência de sua arte, estava, no entanto, cercado de companheiros que também produziam poesia de grande valor estético, com os quais conviveu, alguns deles transformados em parceiros de ofício. Neste trabalho, analisamos o poema “Homenagem póstuma ao poeta Patativa”, de autoria de Miceno Pereira da Silva (1937), cantador com quem Patativa dividiu os desafios por três anos, conterrâneo a quem chamava de “campeão do repente”. A leitura do texto foi realizada a partir da teoria das zonas antrópicas de François Rastier, situada na esfera de estudos da Semiótica das Culturas. Abordamos as categorias do quadro antrópico – pessoa, tempo, espaço e modo, com o intuito de identificar valores que caracterizam a especificidade do grupo cultural dos/das poetas de Assaré, de que Patativa e Miceno fazem parte. Ao final da leitura, constatamos uma visão de mundo marcada pela religiosidade cristã, pela ideia de comunidade e, sobretudo, pela valorização da arte poética de raízes orais e de seu principal representante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, Adriana Nuvens de. Em terra de passarinho, Patativa não canta só: um olhar semiótico sobre a poética da comunidade de Assaré. Tese (Doutorado em Letras). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2019.

CARVALHO, Gilmar. Patativa e a comunidade poética da Serra de Santana. In.: CARVALHO, Gilmar. Cem Patativa. Fortaleza: Omni Editora Associados, 2009a. p. 143-148.

CARVALHO, Gilmar. Patativa: uma história de vida. In.: Cem Patativa. Fortaleza: OMNI Ed., 2009b. p. 21-43.

CARVALHO, Gilmar. Patativa poeta pássaro do Assaré.2. ed. Fortaleza: Omni Editora Associados, 2002.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PATATIVA DO ASSARÉ. Fonte Patativana. In.: FEITOSA, Tadeu (org.) Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.

RASTIER, François. Ação e sentido por uma semiótica das culturas. João Pessoa: Ideia/Editora Universitária, 2010.

SILVA, Miceno Pereira da. Versos diversos de um cantador de viola. Juazeiro do Norte: Gráfica Nobre, 2006.

BATISTA, Maria de Fátima B. de Mesquita. Zonas antrópicas de identidade, proximidade e distanciamento culturais em textos populares correntes na região amazônica. In.: Acta semiótica et linguística, v. 14, n. 1, 2009. Disponível em: ttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/issue/view/1160/showToc. Acesso em: 05 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2022-07-14